A EQUIPE

A nossa equipe é formada por educadores de diferentes áreas de conhecimento com experiência em várias frentes da Educação Básica.

Paulo Crispim Alves de Souza
Renan Milnitsky
Danilo Tomic
Gilson José Barro
Lyllian Bragança
Marcelo Russo Burgierman
Alex Barros Bolguese
banco de memórias
Charleston Ricardo Simões Lopes
Alanis Rodrigues
Melissa Maria
Beatriz Alcantara
Diogo Arakilian Marcondes
José Paulo Antônio Carlos
Thiago Michelucci
Danilo Abranches Safi
Cinthia Moreira de Souza
Livea Felix de Oliveira
Pedro Ferreira
Luiz Antonio Cabrini de Castro
Paulo Eduardo Pompéia
Compartilhe com a gente a experiência da sua escola:

Via e-mail: educativoitinerante@gmail.com, ou marque nosso programa nas redes sociais:

@educativoitinerante

#tonomoneteducativo #minhaescolanomonet

Entre em contato:
Cadastre sua escola:

Educador ambiental e das artes, com experiências de atuação na Pinacoteca de SP, SESC-SP e no Centro Cultural do Banco Brasil em Brasília, entre outros trabalhos envolvendo arte, educação, estudos de campo e meio ambiente. Fluente em Inglês e Espanhol, tendo vivido em diversos países como voluntário: Espanha, índia, Alemanha e Suíça. É ligado a rede comunitária de agricultores do DF, desenvolvendo projetos educativos na área de agroecologia e educação alimentar. Atualmente retomou sua Licenciatura em História, pelo SENAC-SP, cursando também, LIBRAS – Iniciante pela PUC-SP, além do curso de Extensão online sobre Diversidade e Inclusão Social em Direitos Humanos, pela USP-SP.

Formada em Arquitetura na Universidade Paulista, trabalhei pouco tempo nessa área e logo fui para a área de arte. Passei oito anos no educativo do MAM-SP (de 2001 a 2009) sob a coordenação de Vera Barros e Carlos Barmak nos programas IGUAL DIFERENTE, CONTATOS COM A ARTE e FAMÍLIA MAM. Depois trabalhei na produtora OYIÁ como produtora e cenógrafa de algumas exposições pelo país. Paralelo a isso, em todo tempo, mantive ativa a minha produção pessoal. Sou uma pessoa movida pelas formas e detalhes da natureza. O meu trabalho passeia por processos têxteis e fotográficos antigos, além de bordado, desenho e gravura. A minha intenção é convidar para um novo e íntimo olhar sobre os elementos naturais que nos cercam no cotidiano. 

Graduado e licenciado em letras pela Universidade de São Paulo, USP, 2005. Mestre em letras pela Universidade de São Paulo no programa de Estudos Comparados de Língua Portuguesa, 2015 com o trabalho: Racionais Mc´s: Do denuncismo revoltado à Virada Crítica 1990 a 2002. Professor da rede pública municipal de São Paulo com ênfase nos anos finais e EJA nos anos finais desde 2005. 

Formada em Licenciatura e Bacharel à 9 anos em Artes Plásticas. Com experiência no ensino fundamental e infantil.  Ministrei aula para crianças deficientes e mães em um curso para geração de renda. Com especialização em desenho ministrava aulas em peças de cerâmica e pintura. Atualmente como Atelierista de Artes na STEPS BABY LOUNGE, sou especialista no desenvolvimento infantil, de crianças de 7 meses a 4 anos de idade. Desenvolvendo e ampliando as possibilidades de suas capacidades criadoras, como processo para sua transformação da percepção, emoção, sentidos, que não visa ao fim, mas ao meio. Convidando o aluno a relacionar-se com o mundo e com ele mesmo. Procuro contribuir com o desenvolvimento de indivíduos. Propondo novos caminhos por meio das linguagens artísticas.

Biólogo, concluiu bacharelado em Ciências Biológicas na Universidade de São Paulo (USP) em 1993 e a licenciatura na mesma universidade em 2003. Atua como professor de ensino básico (Ensino médio e ensino fundamental anos finais)  desde 1993 em escolas particulares, também atua em cursinhos populares desde 2000. Atuou como consultor e revisor técnico em coleções de ensino de Ciências para diferentes editoras e produziu material para os cursinhos populares em que atua. Realizou a produção de roteiros para objetos educacionais digitais para coleção de Ensino Fundamental  Anos Iniciais. Colaborou na formação de professores de Educação infantil na Prefeitura de São Bernardo do Campo em 2005 e é co-autor de artigos científicos sobre fisiologia celular na época em que trabalhou como pesquisador em laboratório do Instituto de Ciências Biomédicas (USP).

Maestro, compositor, mestre em shakuhachi (flauta de bambu japonesa), pianista e educador.
Graduado em Composição pela ECA-USP, com estudos em Regência, Composição e Etnomusicologia na Universidade Livre de Berlim (Alemanha). Licenciatura em Educação Artística (Música) pela FPA (Faculdade Paulista de Artes). Está cursando a pós-graduação em Educação Transformadora na PUCRS, que deve concluir em março de 2022.
Acumula mais de 20 anos de experiência como professor de Música nos vários níveis escolares, da Educação Infantil ao Ensino Médio. De 2011 a 2018 criou e coordenou o Passarim, projeto social de práticas musicais coletivas, que atendeu a mais de 3000 crianças durante esse período.
Em 2019, inaugurou o espaço cultural Casa Passarinho, sede da companhia de mesmo nome, em parceria com Cris Miguel, cantora, atriz e bonequeira, com quem vem se apresentando desde 2014 em vários teatros no Brasil e no mundo.
Autor de inúmeras trilhas sonoras (algumas premiadas) para TV, teatro, dança, performance e CD-Roms. É o atual presidente da Associação de Música Clássica Japonesa.

 

Coordenador de Campo

Gilson José Barro, 55 anos, morador do Rio de Janeiro, e mora na Rua Mano da Viola, famoso compositor e sambista carioca. 

Educador, cursou Geografia na Universidade de São Paulo. Começou ensinando na Estação Ciência da USP e seguiu por 20 anos desenvolvendo projetos pedagógicos de estudos do meio em dezenas de escolas e em diversos estados do Brasil. Trabalhou como professor em cursinhos pré vestibular populares na periferia de São Paulo. Como músico autodidata e compositor, tem na percussão de ritmos africanos seu principal campo de pesquisa na área, seguindo pelo universo do samba e da canção popular, bem como no Carnaval de rua da cidade. Também é praticante da Capoeira Angola desde os anos 90, fio condutor de aprendizagem nos fundamentos e saberes ancestrais africanos e afro brasileiros.

José Paulo Antônio Carlos, Zé Paulo da Viola, filho do Mano Décio da Viola, compositor do Império Serrano.

Sou a Livea Felix de Oliveira e tenho 19 anos, moro em Itapecerica da Serra – São Paulo. Terminei o ensino médio recentemente, futuramente pretendo estudar Design de Moda. Adoro desenhar, sou apaixonada por dança e gosto muito de ler.

Psicólogo, graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP (2009). Ator, formado pelo curso técnico profissionalizante do TUCA (Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP) (2009). Pós-graduado em Direção Teatral pelo Célia Helena Centro de Artes e Educação (2017). Professor de Artes Cênicas desde 2009 em diversas escolas em São Paulo. É Professor e Psicólogo da Babel – Somando Diferenças e Auxiliar de Práticas Inclusivas do Colégio Oswald de Andrade.

Lyllian Bragança, é jornalista por formação e assessora de imprensa. Sambista, passista e co-fundadora do Coletivo Samba Quilomba, fundado em 2020 para falar de racismo, machismo e homofobia nas escolas de samba. Além de escrever para o jornal Notícias em Português de Londres, através da Associação Cultural e Educacional do Samba em Londres.

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo e mestre em Parasitologia pela mesma instituição. Lecionou em faculdades particulares de 2003 a 2007 em diversos cursos de graduação e pós-graduação como: Ciências Biológicas, Enfermagem, Odontologia, Engenharia e Pedagogia. A partir das aulas de Ciências para graduandos em pedagogia e capacitações para professores da  rede estadual de ensino  pelo projeto “Teias do Saber”, se encantou pela educação do ensino  básico e desde 2006 se dedica a função de educador em atividades de estudos do meio. Desenvolvendo, coordenando e monitorando  projetos de saídas de campo com alunos de todas as idades e séries, desde o Ensino Fundamental I até o Ensino Médio. Concomitante a essa atividade, continuou participando de projetos de educação continuada com a rede pública de ensino, como o programa de Educação Viária da Fundación Mapfre de 2013 a 2016 que capacitou  professores de todas as regiões do Brasil, sobre mobilidade urbana e protagonismo do aluno.

Historiador, graduado e licenciado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP (2007). Mestre pela Universidade Federal do ABC – UFABC (2017) em “o currículo e as questões étnico-raciais em disputa”. É Doutorando pela Universidade de São Paulo (USP), no programa Diversitas, pela FFLCH (2019). Atuou como professor concursado de História, na Rede Municipal de São Paulo e atualmente exerce o cargo de professor de História e Sociologia no ensino médio privado em São Paulo. Participa da elaboração de sequências didáticas de acordo com a BNCC, atuou na formação docente e na elaboração de currículos em parceria com a Secretaria de educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), é autor da coleção Interações Humanas, livro didático de Ciências Humanas Integradas para o ensino médio, aprovado no PNLD 2021, pela editora do Brasil. Coautor da coleção: Direitos Humanos na Escola, para estudantes do fundamental anos finais, pela editora Cereja. É, também, coautor da obra: Novas Práticas para o Ensino Médio (História), concorrente no PNLD 2021.


Coordenador Geral

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, lecionou durante cinco anos a disciplina de Ciências, em todas as séries do Ensino Fundamental II em escolas de São Paulo, capital, e por um ano foi professor de Biologia do Ensino Médio, também na capital paulista. Após essa experiência em sala de aula passou a se dedicar à atividade de estudo do meio. Foi monitor de viagens pedagógicas e nos últimos doze anos exerce a função de coordenador pedagógico em uma agência especializada nesta atividade junto às escolas de São Paulo e Rio de Janeiro. Os últimos 20 anos, desde 2002, foram dedicados a elaborar roteiros, produzir materiais didáticos e acompanhar em campo – para diferentes destinos espalhados por todo o país – alunos de todas as idades e séries desde o Ensino Fundamental I até o Ensino Médio de escolas de São Paulo – capital e interior – e do Rio de Janeiro. Em 2020 e 2021, com o advento da pandemia do coronavírus, passou a se dedicar ao desenvolvimento de roteiros e conteúdos para viagens virtuais realizadas com o uso de óculos de realidade virtual. Paralelamente a esta atividade, entre os anos de 2012 e 2016, foi formador de professores junto ao programa de Educação Viária da Fundación Mapfre.

Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor de Geografia de Ensino Fundamental, Médio e EJA. Atuou como assessor pedagógico do Instituto Ayrton Senna no projeto “Ensino Médio Modelo” em parceria com a SEEDUC/RJ. Foi finalista do Prêmio Professor Nota 10 (Fundação Vitor Civita) em 2013 com o trabalho “Catálogo de Lugares Imaginários”. Autor das obras “Interação Humanas” e “Novas práticas de Geografia para o Ensino Médio”, ambas publicadas pela Editora do Brasil e aprovadas no PNLD 2022.

Educador, Redutor de danos e Técnico Social. Graduação em Ciências Sociais pela PUC-SP e finalizando Licenciatura em Pedagogia pela UniBf, curso chamado Pedagogia para liberdade.
Atuante em diversos segmentos do cuidado e atenção a pessoas em situação de vulnerabilidade social e situação de rua a partir dos eixos saúde, promoção social, direitos humanos e educação.
Com experiência em elaboração de ações para as populações atendidas, bem como aplicação das ações em campo.
Músico autodidata, oficineiro musical em diversos CAPS, promoveu oficinas de samba dentro desses serviços.

Professor de Física na Escola Nossa Senhora das Graças (Gracinha) e doutorando no programa de Pós Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP. Possui licenciatura em Física pela USP (2013) e Mestrado em Ensino de Ciências (2018) pela mesma universidade. Desenvolveu atividades de divulgação científica no High Energy Physics and Instrumentation Center (HEPIC), onde realizou seu projeto de pesquisa de iniciação científica redigindo matérias sobre aceleradores e detectores de partículas para o ensino médio. Atualmente desenvolve atividades de estudo, pesquisa e extensão na educação no Grupo de Teoria e História do Conhecimento (TeHCo), onde realizou sua pesquisa de Mestrado avaliando as interfaces entre a filosofia de Gaston Bachelard, Currículo e o Ensino de Física. Tem experiência em docência e pesquisa na área de Ensino de Ciências, tendo interesse em temáticas associadas ao ensino de Física, Epistemologia da Ciência e Teorias de Currículo.

Meu nome é Melissa, tenho 18 anos. Atualmente moro com minha mãe e meu irmão, na região do capão redondo (zona sul de SP). Recentemente concluí o ensino médio técnico em RH, o qual me trouxe muitas boas experiências. Participei do Projeto Vai, junto ao meu coletivo de teatro, para que pudéssemos levar nossa arte a mais pessoas, principalmente as menos favorecidas socialmente. Já fui aprendiz da Sul América Seguros, onde realizava as rotina administrativas da empresa. Sou proativa, criativa, solicita, sociável e pontual. Responsabilidade também sempre foi meu ponto forte.

Olá, meu nome é Alanis Rodrigues, tenho 18 anos e moro na Cohab Adventista-SP. Me considero uma pesssoa paciente e calma. Gosto muito de cozinhar e amo música.