OFICINA
Impressão do tempo
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Descrição

Permitir que os alunos e alunas conheçam como se dá o processo de fossilização, proporcionando o estudo da biodiversidade e as formas de verificar as idades desses fósseis. As impressões na placa de gesso são uma analogia à captura de momentos que trazem o retrato do tempo.

Tema

Tempo

Áreas de conhecimento

Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens

Nível

EF - Anos Iniciais

Tempo para prática

2 aulas de 50 Min.

Material necessário

● Garrafa PET ou caixa de sapato

● Gesso

● Pincel

● Frascos reutilizáveis para tinta natural (para a produção das tintas → ver oficina 4 de  LUZ – paletas de cores naturais identitárias)

● Terra local

● Algumas fotografias ou imagens impressas (docente pode trazer ou solicitar que os estudantes tragam fotos recentes e antigas suas).

 

Observações para a condução:

– Colocar os estudantes em um espaço aberto, orientando a formação de um círculo.

– Solicitar, após o aquecimento, a pergunta disparadora e a distribuição das fotos ou imagens impressas, que os estudantes se organizem em duplas.

– Durante a atividade os estudantes percorrem livremente o local em busca dos objetos a serem impressos e voltam para a produção da placa de gesso.

– Após a oficina a organização em círculo é retomada para o fechamento da atividade.

Roteiro passo a passo

Embarque

1. O educador ou a educadora propõe a questão disparadora: Seria possível pararmos o tempo?

 

2. Apresenta-se o clipe, a letra ou a música “O tempo” do grupo Musicando: Grupo Musicando canta “O Tempo” no Música Animada.

 

3. Iniciar uma conversa inicial para que os estudantes tragam suas impressões da concepção tempo na letra da música. 

 

4. São trocadas as fotos de cada um ou imagens que serão distribuídas para  observação da ação do tempo (da mesma maneira que Monet deixa as impressões do tempo em seus quadros, deixaremos a impressão do tempo em uma placa de gesso).

 

5. Solicita-se aos estudantes que busquem no entorno elementos da natureza (pequenos animais mortos, folhas caídas – oriente que não se retire folhas dos vegetais vivos. Pode-se utilizar também  marcas humanas como a palma da mão, planta do pé, digital, conchas,etc. como forma de marcar o presente, imprimindo suas formas, rastros na placa de gesso.

 

6. Docente promove uma sensibilização questionando se podemos definir o que é tempo e trazendo a questão disparadora que inicia a atividade. A música é apresentada e discutida e depois  as fotos das crianças trocadas proporcionando uma nova reflexão sobre o tempo.

Criação

Como fazer a placa para imprimir o tempo:

 

1. A placa de gesso é produzida adicionando um pouco de água ao gesso sem que esse fique muito mole (em média 100g de gesso para 40mL de água). O gesso deve ser adicionado na caixa de sapato ou na garrafa PET cortada verticalmente ao meio.

 

2. Antes que o gesso seque totalmente, peça aos estudantes que deixem as impressões dos materiais coletados, dedos, palmas das mãos e plantas dos pés.

 

3. Deixe secar totalmente para desenformar as placas, depois  comece a pintá-las com as tintas produzidas de acordo com a oficina 4 do tema LUZ. 

 

4. Produza tintas que puxem os tons para o amarelo/laranja; acinzentada e azulada.

 

5. Distribua uma dessas cores para cada grupo de crianças.

 

6. Antes da exposição, converse com os estudantes sobre as diferentes impressões que as cores das placas sugerem ao serem comparadas com dias nublados, chuvosos e ensolarados.

 

7. Apresente algumas pinturas que Monet produziu da Catedral de Rouen em condições climáticas distintas  e associe às cores das placas pintadas pelas crianças.

Imersão

1. O produto final é uma exposição em espaço em que a comunidade escolar tenha acesso à visualização das placas de gesso pintadas com seus objetos impressos.

 

2. Exposição das placas e socialização da experiência oportunizada pela oficina, entre o conjunto de estudantes.

Impressão e desembarque

1. Ao final das apresentações, os alunos devem compartilhar suas impressões sobre as gravações e as respostas aos quesitos apresentados.

 

2. O professor pode optar por fazer o compartilhamento das impressões após a apreciação de cada grupo ou, como sugerido acima, após a apreciação de todos. Como achar melhor.

 

3. A possibilidade de deixar uma marca no tempo, representada pelas impressões nas placas, como se pudéssemos pará-lo. Permitir uma reflexão sobre a passagem do tempo e sua ação sobre os seres vivos e o ciclo da vida.

 

4. Realizar uma roda de conversa onde cada dupla fala sobre a escolha da composição da placa e qual reflexão puderam fazer sobre o tempo durante a atividade.

 

5. Pode-se fazer perguntas como:

– Depois dessa atividade, como vocês definiriam o tempo?

– Como podemos ver que o tempo passou?

– Como podemos saber da existência e de como eram os seres vivos que já estão extintos?

– O que o tempo muda nas nossas vidas?Como podemos saber que os dinossauros existiram mesmo?

Outros destinos e possibilidades

● Possibilidade de se discutir diferentes tempos: tempo geológico, histórico, verbais, processo de fossilização, tempos das narrativas, teorias evolutivas.

● Como se dão os processos de fossilização partindo das impressões realizadas nas placas.

● Discutir a importância da manutenção da biodiversidade terrestre e das unidades de Conservação.



BNCC

COMPETÊNCIAS GERAIS:

 

– Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

 

– Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.



COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS 

 

Linguagens:

– Desenvolver o senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas. 

 

Língua Portuguesa:

– Envolver-se em práticas de leitura literária que possibilitem o desenvolvimento do senso estético para fruição, valorizando a literatura e outras manifestações artístico-culturais como formas de acesso às dimensões lúdicas, de imaginário e encantamento, reconhecendo o potencial transformador e humanizador da experiência com a literatura.

 

Ciências da Natureza:

– Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.

 

HABILIDADES ESPECÍFICAS

 

Lingua Portuguesa:

(EF15LP15)

(EF35LP27)

 

Ciências da Natureza:

(EF01CI05)

(EF01CI05)

(EF02CI06)

(EF04CI04)

(EF04CI05)

(EF04CI06)