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Impressão do tempo
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Descrição

As impressões na placa de gesso são uma analogia à captura de momentos que trazem o retrato do tempo.

Permitir que os alunos e alunas conheçam como se dá o processo de fossilização, proporcionando o estudo da biodiversidade e as formas de verificar as idades desses fósseis.




Tema

Tempo

Áreas de conhecimento

Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens

Nível

Ensino Médio

Tempo para prática

2 aulas de 50 Min.

Material necessário

● Garrafa PET ou caixa de sapato, 

● Gesso, 

● Pincel

● Frascos reutilizáveis para tinta natural (para a produção das tintas → ver oficina 4 de  LUZ – paletas de cores naturais identitárias), 

terra local.

●  Algumas fotografias (que a professora ou professor pode trazer ou solicitar que os estudantes tragam fotos recentes e antigas suas) ou imagens impressas.

 

– Colocar os estudantes em um espaço aberto, orientando a formação de um círculo.

– Solicitar, após o aquecimento, a pergunta disparadora e a distribuição das fotos ou imagens impressas, que os estudantes se organizem em duplas.

– Durante a atividade os estudantes percorrem livremente o local em busca dos objetos a serem impressos e voltam para a produção da placa de gesso.

– Após a oficina a organização em círculo é retomada para o fechamento da atividade.

Roteiro passo a passo

Embarque

1. O professor ou professora promove uma sensibilização questionando se podemos definir o que é tempo e trazendo a questão disparadora que inicia a atividade.

 

2. O educador ou a educadora propõe a questão disparadora: como poderíamos imprimir o rastro do tempo?

 

3. É feita uma conversa inicial com o que os estudantes trazem e as fotos deles de cada um ou imagens são trocadas ou distribuídas para a observação da ação do tempo. (Da mesma maneira que Monet deixa as impressões do tempo em seus quadros, deixaremos a impressão do tempo em uma placa de gesso).

Criação

O produto final é uma exposição em espaço em que a comunidade escolar tenha acesso à visualização das placas de gesso pintadas com seus objetos impressos.

 

1. Solicita-se aos estudantes que busquem no entorno elementos da natureza (pequenos animais mortos, folhas caídas – oriente que não se retire folhas dos vegetais vivos, marcas humanas como a palma mão, planta do pé, digital, conchas…), como forma de marcar o presente, imprimindo suas formas, rastros na placa de gesso.

 

2. A placa de gesso é produzida adicionando um pouco de água ao gesso sem que esse fique muito mole (em média 100g de gesso para 40mL de água). O gesso deve ser adicionado na caixa de sapato ou na garrafa PET cortada verticalmente ao meio.

 

3. Antes que o gesso seque totalmente, peça aos estudantes que deixem as impressões dos materiais coletados, dedos, palmas das mãos e plantas dos pés.

 

4. Deixe secar totalmente para que as placas sejam pintadas com tintas produzidas, de acordo com diferentes condições climáticas de diferentes dias, que propiciam, assim como para Monet, uma atmosfera que promove sensações distintas (sugestão → amarelo/laranja para o amanhecer e dias ensolarados; tons de cinza para dias nublados; azul para dias chuvosos – a escolha dos estudantes) . 

 

Obs.: A produção das tintas se encontra na oficina 4 de LUZ.

 

5. Exposição das placas e socialização da experiência oportunizada pela oficina, entre o conjunto de estudantes.

Imersão

A possibilidade de deixar uma marca no tempo, representada pelas impressões nas placas, como se pudéssemos pará-lo. Permitir uma reflexão sobre a passagem do tempo e sua ação sobre os seres vivos e o ciclo da vida.

Impressão e desembarque

1. Realizar uma roda de conversa onde cada dupla fala sobre a escolha da composição da placa e qual reflexão puderam fazer sobre o tempo durante a atividade.

– Pode-se fazer perguntas como: Depois dessa atividade, como vocês definiriam o tempo? O que ele representa em nossas vidas? Como podemos saber da existência e de como eram os seres vivos que já estão extintos?



Outros destinos e possibilidades

● Possibilidade de se discutir diferentes tempos: grandeza física, geológico, histórico, verbais, processo de fossilização, teorias evolutivas.

● Como se dão os processos de fossilização partindo das impressões realizadas nas placas.

● Discutir o decaimento radioativo e como se realizam as datações dos fósseis.

● Discutir a importância da manutenção da biodiversidade terrestre e das unidades de Conservação.



Referências

Processo de fossilização:

https://ucmp.berkeley.edu/education/explorations/tours/fossil/5to8/Intro.html 

https://ensina.rtp.pt/artigo/processos-de-fossilizacao/

 

Poema  Impressionista – Adélia Prado

https://poetisarte.com/autores/adelia-prado/impressionista/

 

Tempo histórico e biodiversidade:

https://ensinarhistoria.com.br/uma-animacao-para-trabalhar-a-nocao-de-tempo/



BNCC

COMPETÊNCIAS GERAIS;

 

– Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

 

– Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

 

– Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

 

– Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.



COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

 

Ciências da Natureza:

– Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis.

 

Linguagens e suas Tecnologias:

– Apreciar esteticamente as mais diversas produções artísticas e culturais, considerando suas características locais, regionais e globais, e mobilizar seus conhecimentos sobre as linguagens artísticas para dar significado e (re)construir produções autorais individuais e coletivas, exercendo protagonismo de maneira crítica e criativa, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas

 

HABILIDADES ESPECÍFICAS

 

Ciências da Natureza:

(EM13CNT201)

(EM13CNT206)

 

Linguagens e suas Tecnologias:

(EM13LGG601) 

(EM13LGG602)