OFICINA
Monóculo Captador de Paisagens
COMPARTILHE
Descrição

Apreciar o entorno local, utilizando um equipamento óptico para captar e desenhar paisagens a partir de uma exposição à luz natural do ambiente.

Tema

Luz

Áreas de conhecimento

Arte, Ciências da Natureza, Matemática

Nível

EF - Anos finais

Tempo para prática

2 aulas de 50 Min.

Material necessário

● Tesoura e/ou estilete.

● Garrafinha pet de 250ml, 500ml, 1L, 1,5 L ou 2L 

● Lente de lupa infantil (20 a 30 mm)

● Fita isolante e/ou papel preto 

● Cola quente

● Papel Manteiga

●  Lápis 6b ou similar

Roteiro passo a passo

Embarque

1. Apresentar os Quadros de Monet e discutir com os estudantes a frase de Monet: “A luz é a pessoa mais importante numa pintura”.

Campo de Aveia
Jardim Florido
As Tulherias

 

2. Questionar os estudantes sobre que tipos de instrumentos podem ser utilizados para captar a luz do ambiente e transformá-las em paisagens. Convidá-los para fazer a construção de um Monóculo Captador de Paisagens.

Criação

1. A proposta é que cada estudante construa seu próprio Captador e Observatório de Paisagens. Caso não seja possível, divida os estudantes em grupos de acordo com a quantidade de materiais disponíveis.

 

2. Instruções para construção do Monóculo Captador de Paisagens:

 

– Destacar a lente da Lupa Infantil de seu suporte.

– Cortar uma pequena fatia do fundo da garrafa (algo em torno de 1 a 2 dedos), apenas para que seja possível inserir a Lente e a encaixar em seu interior no gargalo da garrafa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

– Colar a lente no gargalo da garrafa utilizando cola quente e esperar secar.

 

 

– Agora é preciso descobrir a distância ideal para formação de uma imagem nítida no fundo da garrafa. 

– Vá a um lugar iluminado, retire a tampa da garrafa e a aproxime de uma folha de papel sulfite branco até que seja possível visualizar nela a projeção nítida do ambiente em que se encontra. (A imagem aparecerá invertida e é uma característica da lente utilizada pela lupa).

– Meça a distância aproximada entre a folha de papel e a lente no interior da garrafa.

 

 

 

– Corte a garrafa na mesma distância medida para obter a imagem com nitidez, com isto, você será capaz de formar imagens nítidas no interior da garrafa.

 

 

– Passe fita isolante ao redor de toda a parte externa da garrafa, impedindo a entrada de luz em seu interior. Em seguida corte um pedaço de papel manteiga e o cole na extremidade oposta à lente.

 

 

– Seu Monóculo Captador de Paisagens está pronto!

 

Imersão

1. Com o Captador e Observatório de Paisagens, convide os estudantes individualmente ou nos grupos (definido pelo número de equipamentos montados) a passear pelo entorno da escola e localizar uma paisagem que chame a atenção deles.

2. Solicite que façam a captura desta paisagem.

3. Para isto, é preciso tirar a tampa da garrafa e apontá-la para a paisagem que deseja ser captada.

4. Note que a silhueta da paisagem será formada na superfície do papel manteiga.

5. Utilizando um lápis de ponta grossa (6B), capte esta paisagem desenhando-a suavemente no papel manteiga.

 

Impressão e desembarque

1. Após captar as paisagens, solicite que observem a paisagem formada posicionando seu olho no gargalo onde a lente está posicionada.

2. Com isto, eles poderão ver a paisagem captada de forma ampliada e com mais detalhe.

3. Para promover uma socialização, solicite que os estudantes compartilhem seus monóculos para que possam observar as paisagens que captaram.

Outros destinos e possibilidades

● A atividade pretende promover uma reflexão sobre como uma paisagem é construída a partir da exposição à luz do ambiente em que ela se encontra.

● Refletir sobre como a luz é quem dá origem a paisagem, sem ela as cores, as silhuetas e as sombras não existem.

● O Captador e Observatório de Paisagens será utilizado para captar paisagens que serão coloridas em outra etapa do processo na oficina de tintas naturais.

● É desafiador pois envolve habilidades manuais de construção de artefatos ópticos e entendimento de seu funcionamento.

Referências
BNCC

COMPETÊNCIAS GERAIS

– Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

 

Arte:

– Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

 

Ciências da Natureza:

– Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e pontos de vista que promovam a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.

 

Matemática:

– Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

 

HABILIDADES ESPECÍFICAS

 

Arte:

(EF69AR04) 

(EF69AR05)

(EF69AR06) 

(EF69AR07) 

 

Ciências da Natureza:

(EF06CI08)

(EF07CI07)

(EF09CI04)

 

Matemática:

(EF06MA34)

(EF09MA18)