Apreciar o entorno local, utilizando um equipamento óptico para captar e desenhar paisagens a partir de uma exposição à luz natural do ambiente.
Luz
Arte, Ciências da Natureza, Matemática
EF - Anos finais
2 aulas de 50 Min.
● Tesoura e/ou estilete.
● Garrafinha pet de 250ml, 500ml, 1L, 1,5 L ou 2L
● Lente de lupa infantil (20 a 30 mm)
● Fita isolante e/ou papel preto
● Cola quente
● Papel Manteiga
● Lápis 6b ou similar
1. Apresentar os Quadros de Monet e discutir com os estudantes a frase de Monet: “A luz é a pessoa mais importante numa pintura”.
2. Questionar os estudantes sobre que tipos de instrumentos podem ser utilizados para captar a luz do ambiente e transformá-las em paisagens. Convidá-los para fazer a construção de um Monóculo Captador de Paisagens.
1. A proposta é que cada estudante construa seu próprio Captador e Observatório de Paisagens. Caso não seja possível, divida os estudantes em grupos de acordo com a quantidade de materiais disponíveis.
2. Instruções para construção do Monóculo Captador de Paisagens:
– Destacar a lente da Lupa Infantil de seu suporte.
– Cortar uma pequena fatia do fundo da garrafa (algo em torno de 1 a 2 dedos), apenas para que seja possível inserir a Lente e a encaixar em seu interior no gargalo da garrafa.
– Colar a lente no gargalo da garrafa utilizando cola quente e esperar secar.
– Agora é preciso descobrir a distância ideal para formação de uma imagem nítida no fundo da garrafa.
– Vá a um lugar iluminado, retire a tampa da garrafa e a aproxime de uma folha de papel sulfite branco até que seja possível visualizar nela a projeção nítida do ambiente em que se encontra. (A imagem aparecerá invertida e é uma característica da lente utilizada pela lupa).
– Meça a distância aproximada entre a folha de papel e a lente no interior da garrafa.
– Corte a garrafa na mesma distância medida para obter a imagem com nitidez, com isto, você será capaz de formar imagens nítidas no interior da garrafa.
– Passe fita isolante ao redor de toda a parte externa da garrafa, impedindo a entrada de luz em seu interior. Em seguida corte um pedaço de papel manteiga e o cole na extremidade oposta à lente.
– Seu Monóculo Captador de Paisagens está pronto!
1. Com o Captador e Observatório de Paisagens, convide os estudantes individualmente ou nos grupos (definido pelo número de equipamentos montados) a passear pelo entorno da escola e localizar uma paisagem que chame a atenção deles.
2. Solicite que façam a captura desta paisagem.
3. Para isto, é preciso tirar a tampa da garrafa e apontá-la para a paisagem que deseja ser captada.
4. Note que a silhueta da paisagem será formada na superfície do papel manteiga.
5. Utilizando um lápis de ponta grossa (6B), capte esta paisagem desenhando-a suavemente no papel manteiga.
1. Após captar as paisagens, solicite que observem a paisagem formada posicionando seu olho no gargalo onde a lente está posicionada.
2. Com isto, eles poderão ver a paisagem captada de forma ampliada e com mais detalhe.
3. Para promover uma socialização, solicite que os estudantes compartilhem seus monóculos para que possam observar as paisagens que captaram.
● A atividade pretende promover uma reflexão sobre como uma paisagem é construída a partir da exposição à luz do ambiente em que ela se encontra.
● Refletir sobre como a luz é quem dá origem a paisagem, sem ela as cores, as silhuetas e as sombras não existem.
● O Captador e Observatório de Paisagens será utilizado para captar paisagens que serão coloridas em outra etapa do processo na oficina de tintas naturais.
● É desafiador pois envolve habilidades manuais de construção de artefatos ópticos e entendimento de seu funcionamento.
COMPETÊNCIAS GERAIS
– Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS
Arte:
– Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.
Ciências da Natureza:
– Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e pontos de vista que promovam a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.
Matemática:
– Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.
HABILIDADES ESPECÍFICAS
Arte:
(EF69AR04)
(EF69AR05)
(EF69AR06)
(EF69AR07)
Ciências da Natureza:
(EF06CI08)
(EF07CI07)
(EF09CI04)
Matemática:
(EF06MA34)
(EF09MA18)