Uma vivência que proporciona aos educandos perceber a ação do tempo enquanto ciclo de transformação contínuo. O tempo que para a pintura de Monet cria os ciclos da água, da luz e da paisagem. O impacto que o tempo exerce nos objetos e nas coisas e em nossa percepção e visão de mundo.
Tempo
Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens
Ensino Médio
2 aulas de 50 Min.
● Imprimir 10 imagens da pintura da catedral de Rouen de Monet
● Barbante
● Canetinhas coloridas
● Papelão para a produção do varal
● Colocar os estudantes em um espaço aberto, orientando a formação de um círculo.
● Solicitar, após o aquecimento, que se organizem em duplas.
● Distribuir as poesias que serão o elemento disparador para a atividade.
● As imagens com as 10 catedrais são distribuídas para as duplas e é dada a comanda para iniciar a atividade.
1. Caetano Veloso → Canto de um Povo de um lugar
2. Os alunos e alunas ouvirão a música como elemento sensibilizador da atividade, trazendo na canção aspectos do tempo do cotidiano.
3. Em seguida, fazer uma leitura compartilhada da poesia “O tempo” de Mário Quintana.
4. Pergunta disparadora. É possível ver o tempo como a poesia traz do segundo ao sétimo verso?
1. Apreciação dos quadros com a catedral (das 31 telas pintadas serão escolhidas 10 para a atividade), os estudantes deverão colocar os quadros da catedral em ordem em que acreditam ser as diferentes horas do dia.
2. Esta atividade deverá ser realizada em duplas.
3. Pode-se mobilizar os estudantes trazendo a história da relação de Monet com a catedral de Roeun, relatando aos alunos e alunas sua intenção de pintar um mesmo cenário em diferentes momentos do dia e em diferentes estações do ano. Os alunos e alunas são estimulados a encontrar uma ordem nas pinturas fornecidas.
4. O exercício de apreciar as imagens da catedral em diferentes momentos do dia e em diferentes climas, promove no observador impressões afetivas variadas como alegria, tristeza, frio, calor, etc . O professor/ professora deve estimular os estudantes a experimentarem o mesmo ao verem as pinturas. Será solicitado também que se coloquem as condições climáticas no momento de cada pintura. Depois é possível discutir sobre a posição do Sol (luz) em diferentes momentos do dia, exemplificando como a ação do tempo cria uma luz que incide sobre os objetos e proporciona no observador sensações afetivas.
5. O exercício de apreciar as imagens da catedral em diferentes momentos do dia e em diferentes climas, promove no observador impressões afetivas variadas como alegria, tristeza, frio, calor, etc . Essas sensações devem ser escritas e colocadas embaixo de cada um dos quadros na sequência escolhida.
1. O produto final será um varal das pinturas da catedral de Rouen na ordem escolhida pelos estudantes e com as respectivas sensações escritas em um papelão embaixo de cada uma delas. Além disso, pode-se também solicitar que seja feita uma poesia oral coletiva, utilizando-se as palavras com as sensações provoca.
2. Montagem do varal das pinturas da catedral de Rouen em ordem e com as sensações. Com as palavras obtidas a partir das sensações, será feita uma espécie de poesia oral coletiva.
1. Pode-se pensar e refletir sobre o modo como Monet relaciona o tempo com seu processo de pintar.
2. Estimular um maior autoconhecimento a partir da identificação das emoções promovidas com as diferentes pinturas.
3. Refletir sobre os diferentes modos de se compreender a passagem do tempo.
4. Realizar uma roda de conversa onde cada dupla traz a sequência escolhida com as justificativas e as emoções promovidas.
5. Pode-se fazer perguntas como:
– Por que essa pintura suscitou a emoção vivenciada?
– Por que o cinza dá uma sensação de tristeza enquanto o amarelo promove entusiasmo?
● Possibilidade de serem trabalhados os tempos da narrativa pensando na letra da música do Caetano Veloso, enquanto uma história que contempla diferentes momentos do dia.
● Possibilidade de se trabalhar as estações do ano, juntamente com os conceitos de equinócio e solstício e propor a construção de um gnomon.
● Possibilidade de apresentar e serem trabalhadas as características da arte impressionista, pode-se juntamente com o professor de artes desenvolver um trabalho que envolva a produção de quadros impressionistas e do mesmo modo que Monet pintou paisagens em diferentes locais e horas diversas do dia.
● Possibilidade de trabalhar a produção de poesias com o tema do tempo e propor uma produção a ser realizada pelos alunos e ser apresentada em um sarau.. Antes, é possível pensar nos aspectos formais da poesia como métrica, sonoridade, etc.
● Aproveitar a solicitação de como estava o clima no momento da pintura de cada quadro, para trazer uma discussão sobre as mudanças climáticas que o planeta vem sofrendo.
Construção de um gnomon: https://www.if.ufrgs.br/~riffel/notas_aula/ensino_astro/roteiros/Roteiro_Relogiosolar_Gnomon.htm#:~:text=O%20Gnomon%3A,haste%20est%C3%A1%20realmente%20na%20vertical
Reflexão sobre o tempo:
O tempo, fisicamente falando, é uma ilusão? – Luiz Felipe Pondé
COMPETÊNCIAS GERAIS
– Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
– Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS
Linguagens e suas Tecnologias:
– Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo.
Ciências da Natureza:
– Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).
HABILIDADES ESPECÍFICAS
Linguagem e suas Tecnologias:
(EM13LGG101)
(EM13LGG104)
Ciências da Natureza:
(EM13CNT302)