Uma vivência que proporciona aos educandos perceber a ação do tempo enquanto ciclo de transformação contínuo. O tempo que para a pintura de Monet cria os ciclos da água, da luz e da paisagem. O impacto que o tempo exerce nos objetos e nas coisas e em nossa percepção e visão de mundo.
Tempo
Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens
EF - Anos finais
1 aula de 50 Min.
Os materiais utilizados nesta oficina serão:
● As 10 imagens da catedral de Rouen
● Barbante
● Canetinhas coloridas
● Papelão para a produção do varal
Colocar os estudantes em um espaço aberto, orientando a formação de um círculo. Solicitar, após o aquecimento, que se organizem em duplas.
As imagens com as 10 catedrais são distribuídas para as duplas e é dada a comanda para iniciar a atividade.
1. Escutar coletivamente a canção “Canto de um Povo de um lugar” (https://www.youtube.com/watch?v=Uj-kQGdK1q8) (os alunos e alunas cantarão juntos e será feita uma coreografia baseada nos momentos do dia).
2. Apreciação dos quadros com a catedral (das 31 telas pintadas serão escolhidas 10 para a atividade), os estudantes deverão colocar os quadros da catedral em ordem em que acreditam ser as diferentes horas do dia.
obs.: esta atividade deverá ser realizada em duplas.
3. Pode-se mobilizar os estudantes trazendo a história da relação de Monet com a catedral de Roeun, relatando aos alunos e alunas sua intenção de pintar um mesmo cenário em diferentes momentos do dia e em diversas estações do ano. Os alunos e alunas são estimulados a encontrar uma ordem nas pinturas fornecidas.
O exercício de apreciar as imagens da catedral em diferentes momentos do dia e em diferentes climas, promove no observador impressões afetivas variadas como alegria, tristeza, frio, calor, etc . O professor/ professora deve estimular os estudantes a experimentarem o mesmo ao verem as pinturas.
O produto final será um varal das pinturas da catedral de Rouen na ordem escolhida pelos estudantes e com as respectivas sensações escritas em um papelão embaixo de cada uma delas. Além disso, pode-se também solicitar que seja feita uma poesia oral coletiva, utilizando-se as palavras com as sensações provoca
1. Pode-se pensar e refletir sobre o modo como Monet relaciona o tempo com seu processo de pintar.
2. Estimular um maior autoconhecimento a partir da identificação das emoções promovidas com as diferentes pinturas.
3. Refletir sobre os diferentes modos de se compreender a passagem do tempo.
1. Realizar uma roda de conversa onde cada dupla traz a sequência escolhida com as justificativas e as emoções promovidas.
2. Pode-se fazer perguntas como: Por que essa pintura suscitou a emoção vivenciada? Por que o cinza dá uma sensação de tristeza enquanto o amarelo promove entusiasmo?
Possibilidade de serem trabalhados os tempos da narrativa pensando na letra da música do Caetano Veloso, enquanto uma história que contempla diferentes momentos do dia.
Possibilidade de se trabalhar as estações do ano, juntamente com os conceitos de equinócio e solstício e propor a construção de um gnomon.
Possibilidade de apresentar e serem trabalhadas as características da arte impressionista, pode-se juntamente com o professor de artes desenvolver um trabalho que envolva a produção de quadros impressionistas e do mesmo modo que Monet pintarem paisagens em diferentes locais e diferentes horas do dia.
Possibilidade de trabalhar a produção de poesias com o tema do tempo e propor uma produção a ser realizada pelos alunos e ser apresentada em um sarau.. Antes, é possível pensar nos aspectos formais da poesia como métrica, sonoridade.
Aproveitar a solicitação de como estava o clima no momento da pintura de cada quadro, para trazer uma discussão sobre as mudanças climáticas que o planeta vem sofrendo
Construção de um gnomon: https://www.if.ufrgs.br/~riffel/notas_aula/ensino_astro/roteiros/Roteiro_Relogiosolar_Gnomon.htm#:~:text=O%20Gnomon%3A,haste%20est%C3%A1%20realmente%20na%20vertical
Reflexão sobre o tempo: O tempo, fisicamente falando, é uma ilusão? – Luiz Felipe Pondé
https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/as-trinta-telas-da-catedral-de-rouen-claude-monet/
COMPETÊNCIAS GERAIS
– Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
– Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
– Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
– Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS
Linguagens:
– Desenvolver o senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.
Lingua Portuguesa:
– Envolver-se em práticas de leitura literária que possibilitem o desenvolvimento do senso estético para fruição, valorizando a literatura e outras manifestações artístico-culturais como formas de acesso às dimensões lúdicas, de imaginário e encantamento, reconhecendo o potencial transformador e humanizador da experiência com a literatura.
Ciências da Natureza:
– Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e pontos de vista que promovam a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.
HABILIDADES ESPECÍFICAS
Lingua Portuguesa:
(EF69LP44)
(EF69LP52)
Ciências da natureza
(EF06CI12)
(EF07CI08)
(EF08CI16)
(EF09CI12)
(EF09CI13)