Uma vivência que proporciona aos educandos perceber a ação do tempo enquanto ciclo de transformação contínuo. O tempo que para a pintura de Monet cria os ciclos da água, da luz e da paisagem. O impacto que o tempo exerce nos objetos e nas coisas e em nossa percepção e visão de mundo.
Tempo
Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens
EF - Anos Iniciais
2 aulas de 50 Min.
● As 10 imagens da catedral de Rouen,
● Barbante,
● Canetinhas coloridas
● Papelão para a produção de um varal
● Colocar os estudantes em um espaço aberto, orientando a formação de um círculo.
● Solicitar, após o aquecimento, que se organizem em duplas.
● As imagens com as 10 catedrais são distribuídas para as duplas e é dada a comanda para iniciar a atividade.
1. Música do Caetano Veloso → Canto de um Povo de um lugar (os alunos e alunas cantarão juntos e será feita uma coreografia baseada nos momentos do dia). Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Uj-kQGdK1q8.
2. Explorar a questão do tempo na música, propondo uma roda de conversa sobre os três momentos do dia: manhã, tarde e noite.
3. Perguntar às crianças quais as sensações que cada período do dia sugere na música e registrar essas sensações em papelão com as canetinhas coloridas. Conversar sobre os diferentes sentimentos e se todos sentem as mesmas emoções.
1. Pode-se mobilizar os estudantes trazendo a história da relação de Monet com a catedral de Roeun, relatando aos alunos e alunas sua intenção de pintar um mesmo cenário em diferentes momentos do dia e em diversas estações do ano. Os alunos e alunas são estimulados a encontrar uma ordem nas pinturas fornecidas.
2. O exercício de apreciar as imagens da catedral em diferentes momentos do dia e em diferentes climas, promove no observador impressões afetivas variadas como alegria, tristeza, frio, calor, etc . O professor/ professora deve estimular os estudantes a Apresentar às crianças a história da relação de Monet com a Catedral de Rouen e as diversas pinturas que realizou dela em diferentes momentos do dia e diferentes estações do ano (ver nas referências)
3. Apreciação dos quadros com a catedral (das 31 telas pintadas serão escolhidas 12 para a atividade), as crianças deverão separar os quadros da catedral nos diferentes períodos do dia. Separar 4 pinturas para cada momento do dia (manhã, tarde e noite)
Obs.: esta atividade deverá ser realizada em duplas.
– O exercício de apreciar as imagens da catedral em diferentes momentos do dia, promove no observador impressões afetivas variadas como alegria, tristeza, frio, calor, etc, como na música de Caetano Veloso. Além das sensações já presentes na música e registradas no início da atividade, as crianças deverão discutir outras impressões que as imagens sugerem, e depois escreverem no papelão e colocarem embaixo de cada grupo de quadros separados pelos períodos do dia.
4. É feita uma roda de conversa para que as crianças falem um pouco sobre os motivos de suas escolhas. Depois é possível discutir sobre a posição do Sol (luz) em diferentes momentos do dia, exemplificando como a ação do tempo cria uma luz que incide sobre os objetos e proporciona no observador sensações afetivas.
5. Montagem do varal das pinturas da catedral de Rouen separadas nos três períodos do dia, com as sensações nos papelões unidas por barbantes.
– Experimentarem o mesmo ao verem as pinturas.
– O produto final será um varal das pinturas da catedral de Rouen na ordem escolhida pelos estudantes e com as respectivas sensações escritas em um papelão embaixo de cada uma delas.
– Além disso, pode-se também solicitar que seja feita uma poesia oral coletiva, utilizando-se as palavras com as sensações provoca
1. Pode-se pensar e refletir sobre o modo como Monet relaciona o tempo com seu processo de pintar.
2. Estimular um maior autoconhecimento a partir da identificação das emoções promovidas com as diferentes pinturas.
3. Refletir sobre os diferentes modos de se compreender a passagem do tempo.
1. Realizar uma roda de conversa onde cada dupla traz a sequência escolhida com as justificativas e as emoções promovidas.Pode-se fazer perguntas como:
– Como essa atividade faz você pensar no tempo?
– Existem cores que podem dar sensações como tristeza, alegria, raiva?
– Será que o tempo passa da mesma forma para todas as pessoas?
– O tempo interfere nos nossos sentimentos?
● Possibilidade de serem trabalhados os tempos da narrativa (presente, passado e futuro) pensando na letra da música do Caetano Veloso, enquanto uma história que contempla diferentes momentos do dia.
● Pode-se utilizar um globo e uma lanterna para demonstrar porque ocorre o dia e a noite.
● Apresentar os movimentos de rotação da Terra (translação e rotação).
● Possibilidade de apresentar e serem trabalhadas as características da arte impressionista, pode-se juntamente com o professor de artes desenvolver um trabalho que envolva a produção de quadros impressionistas e do mesmo modo que Monet pintarem paisagens em diferentes locais e diferentes horas do dia.
● Possibilidade de trabalhar a produção de poesias com o tema do tempo e propor uma produção a ser realizada pelos alunos e ser apresentada em um sarau.. Antes, é possível pensar nos aspectos formais da poesia como métrica, sonoridade.
● Possibilidade de construção de um gnômon para se verificar como a luz ao incidir no objeto faz a sombra mudar de lugar, relacionar com o movimento da Terra e o aparente movimento do Sol.
Relação de Monet com a Catedral de Rouen:
Construção de um gnomon: https://www.if.ufrgs.br/~riffel/notas_aula/ensino_astro/roteiros/Roteiro_Relogiosolar_Gnomon.htm#:~:text=O%20Gnomon%3A,haste%20est%C3%A1%20realmente%20na%20vertical
Reflexão sobre o tempo: O tempo, fisicamente falando, é uma ilusão? – Luiz Felipe Pondé
https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/as-trinta-telas-da-catedral-de-rouen-claude-monet/
COMPETÊNCIAS GERAIS
– Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
– Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
– Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
– Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS
Linguagens:
– Desenvolver o senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas
Língua Portuguesa:
– Envolver-se em práticas de leitura literária que possibilitem o desenvolvimento do senso estético para fruição, valorizando a literatura e outras manifestações artístico-culturais como formas de acesso às dimensões lúdicas, de imaginário e encantamento, reconhecendo o potencial transformador e humanizador da experiência com a literatura.
Ciências da Natureza:
– Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e pontos de vista que promovam a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.
HABILIDADES ESPECÍFICAS
Lingua Portuguesa:
(EF15LP03)
(EF35LP27)
Ciências da natureza:
(EF01CI05)
(EF01CI06)
(EF02CI07)
(EF03CI08)
(EF04CI09)
(EF05CI11)