OFICINA
Paisagem sonora – construindo instrumentos com som de água
COMPARTILHE
Descrição

Construir instrumentos que emulam sons de paisagens que contenham o elemento água (mar, rio, cachoeira, chuva) e que promovam uma relação de pertencimento dos alunos com as experiências locais e relacione a mesma com as de Monet nas paisagens por ele vividas e retratadas. 

Esses instrumentos serão usados posteriormente, em outra atividade, para compor uma cena, servindo de sonoplastia para a mesma, criando o efeito de uma “paisagem sonora”, o que vai promover aos participantes e plateia uma imersão simbólica na mesma. 

Essa vivência pretende desencadear debates e reflexões sobre a importância desse elemento na vida das pessoas e a necessidade de sua preservação.

Tema

Água

Áreas de conhecimento

Linguagens

Nível

Ensino Médio

Tempo para prática

2 aulas de 50 Min.

Material necessário

PAU DE CHUVA

● Restos de canos de PVC de 1,5” a 2” ou tubos de papelão.

● Arame ou pregos.

 

OCEAN

● Caixas de pizza ou outras caixas de papelão com formato similar.

● Fita crepe ou fita adesiva larga.

● Grãos de diferentes tamanhos; ou miçangas de 3 tamanhos; ou areia e pedrinhas.

 

TROVÃO

● Chapas (de papel cartão, plástico ou metal) para emular o som de trovão.

 

GARRAFAS DE VENTO

● Garrafas pet de 300 ou 500 ml.

● Água.

Roteiro passo a passo

Embarque

1. O professor apresenta a música “Luz do sol” (Caetano Veloso) e pede aos alunos que registrem de memória algumas das fases do ciclo da água descritos na letra.

2. Enumerados os vários cenários, ele pede que os alunos tentem reproduzir com a boca e com o corpo alguns dos sons desses elementos da natureza.

3. Daí ele oferece a eles a ideia de construir instrumentos que emulam o som desses cenários.

Criação

Construção de instrumentos (50 minutos) 

1. OCEAN

– Para construir o Ocean serão necessários: uma caixa de pizza; miçangas redondas de vários tamanhos (pelo menos 3); fita adesiva larga. 
-Despejar aproximadamente 3 colheres de sopa cheias ou 3 punhados de cada tamanho das miçangas dentro da caixa.

– Fechar a caixa com a tampa e lacrar a caixa com a fita adesiva, de forma a não permitir que escape nenhuma miçanga. 

 

2. PAU DE CHUVA

– Para construir o Pau-de-chuva serão necessários: tubos de PVC ou de cartão com aproximadamente 8 a 10 cm de diâmetro e 80 cm de comprimento; miçangas de dois tamanhos, do tipo menor; arame fino; tampa (para o tubo de PVC) ou papel cartão grosso ou pedaços de caixas de papelão para o tubos de cartão); fita adesiva larga. 

– Amassar o arame dentro do cano, de forma a distribuir o emaranhado de maneira uniforme por todo comprimento do cano.

– Cortar dois pedaços de papelão grosso na circunferência do cano.

– Tampar uma das aberturas do cano com o círculo de papelão e prender bem com a fita adesiva.

– Pela outra abertura, despejar aproximadamente 3 colheres de sopa cheias ou 3 punhados de cada tamanho das miçangas dentro do tubo.

– Fechar a outra extremidade com a tampa e lacrar com a fita adesiva, de forma a não permitir que escape nenhuma miçanga.

 

3. CHAPA TROVÃO

– Para conseguir reproduzir o som do trovão é preciso uma folha grande de papel cartão ou de algum material flexível (plástico, metal).

– Para obter o som segurar a folha por uma das pontas e chacoalhar.

 

4. GARRAFINHA DE VENTO

– Para reproduzir o som do vento, pegar uma garrafa pet de 300 ou 500 ml, colocar água até mais ou menos 1/3 do volume.

– Para obter o som do vento, soprar para dentro da garrafa e ao mesmo tempo alterar a altura do nível da água apertando e soltando a mesma com as mãos.

Imersão

Experimentação dos instrumentos (50 minutos)

 

Primeiro contato:

● Distribuir os instrumentos para os alunos, reunindo-os em grupos separados por instrumento. 

● Os grupos são separados a uma distância que não consigam ouvir-se uns aos outros.

● Um a um dos componentes experimenta fazer o som usando os instrumentos. 

 

Gravação:

● Depois de experimentarem o instrumento, alguns alunos são escolhidos para executar o som de forma coletiva e uniforme, enquanto um outro grava usando um gravador de celular.

 

Apreciação:

● Feitas as gravações, os grupos se reúnem novamente para apreciar as gravações.

 

Impressão e desembarque

Reflexão:

● Os grupos comentam os resultados entre si, pensando o quanto cada instrumento conseguiu reproduzir o som desejado e de que maneira as produções sonoras podem ser aperfeiçoadas.

● Comentam também qual o efeito produzido e qual imagem evocada.

 

Combinando sons diferentes:
● Novos grupos podem ser formados, agora cada grupo com pelo menos um dos quatro instrumentos, fazendo então o mesmo procedimento de gravar e depois apreciar o resultado.

 

Outros destinos e possibilidades

A atividade de construção de instrumentos pode, como já indicado acima, levar à elaboração de paisagem sonora como parte de outras atividades.

  • Sonoplastia de uma cena de teatro.
  • Áudio livro com trilha sonora e sonoplastia.
  • Rádio novela com trilha sonora e sonoplastia.
  • Dança/coreografia com trilha sonora e sonoplastia.
  • Esquetes com trilha sonora e sonoplastia.
Referências

LIVROS:

  • Schafer, R. M. (1991). O Ouvido pensante. UNESP.
  •  Schafer, R. M. (2001).  A afinação do mundo. UNESP.
  • Winisk, J. M. (1989). O Som e o sentido. Uma outra história das músicas. Companhia das Letras.
  • Krause, B. (2013). A grande orquestra da natureza. Descobrindo as origens da Música no mundo selvagem. Zahar.
  •  Spolin, V.(1979). Improvisação para o teatro. Perspectiva.

FILMES/VÍDEOS:

  • “Vermelho como o céu” – link
  • “Paisagens sonoras com Tarsila” – link

MÚSICA:
Luz do sol(Caetano Veloso)

BNCC

COMPETÊNCIAS GERAIS (EDUCAÇÃO BÁSICA):

– Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

 

– Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

 

– Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS (Linguagens e suas tecnologias):

 

– Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo.

 

– Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global.

 

– Compreender os processos de produção e negociação de sentidos nas práticas corporais, reconhecendo-as e vivenciando-as como formas de expressão de valores e identidades, em uma perspectiva democrática e de respeito à diversidade.

 

HABILIDADES ESPECÍFICAS (Linguagens e suas Tecnologias):

(EM13LGG101) 
(EM13LGG201) 
(EM13LGG301)