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Paisagem sonora em transformação
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Descrição

Fazer registro sonoro de um determinado cenário em horários distintos e apreciar as gravações analisando as transformações sofridas pela paisagem sonora no decorrer do tempo. E refletir sobre as implicações destas mudanças percebidas na paisagem sonora de determinado local.

Tema

Tempo

Áreas de conhecimento

Linguagens

Nível

EF - Anos finais

Tempo para prática

3 aulas de 50 Min.

Material necessário

● Computador conectado à internet e aparato para projeção em sala de aula (projetor com telão ou televisão/monitor em tamanho adequado).

● Aplicativo de gravação de som para smartphone.

● Programa de edição de áudio para montagem das gravações. 

● Caixa de som para reprodução das gravações. 


Organização do espaço: ver orientações específicas na descrição de cada etapa do trabalho.

Roteiro passo a passo

Embarque

1. Para se preparar para esta oficina, é importante que o professor assista ao vídeo que será o disparador da atividade. O vídeo está disponível no item 9 deste documento. Para a etapa de embarque é preciso preparar o espaço para a projeção deste vídeo

 

 2. Faça a seguinte provocação: mentalize uma situação em que você está de olhos vendados e é colocado no pátio do colégio em três momentos diferentes para perceber a paisagem sonora. Quais as características de cada um destes momentos? Descreva-os brevemente destacando os elementos sonoros que estão presentes em cada um dos momentos.

 

3. Peça para que os estudantes compartilhem as suas respostas. Divida a lousa em três partes (representando cada um dos momentos) e anote palavras-chave a partir dos elementos centrais de suas respostas.

 

4. Apresente o contexto do vídeo que será assistido. Conte sobre a trajetória de Bernie Krause (ver mini bio abaixo) e o sobre o assunto principal da palestra que será assistida. 

– Projete o vídeo destacando o trecho entre 4’11” e 7′. 

– Converse com os estudantes sobre suas impressões a respeito da experiência narrada pelo Bernie Krause e estabeleçam conexões com o exercício realizado no início da aula.

 

Bernard L. Krause (nascido em 8 de dezembro de 1938) é um músico americano e ecologista de paisagens sonoras. Em 1968, ele fundou o Wild Sanctuary, uma organização dedicada à gravação e arquivamento de paisagens sonoras naturais. 

Krause é escritor, bioacústico, palestrante e artista que usa sons naturais. Ele cunhou os termos geofonia, biofonia e antropofonia, sendo geofonia referente a todos sons naturais que não envolvam animais (som de rio, cachoeira, chuva, trovão, erupção vulcânica etc), biofonia referente a sons dos animais e antropofonia referente a sons humanos (sejam os produzidos pelo corpo humano, quanto os produzidos por criações humanas).

Criação

1.  Organize os estudantes em grupos de 4 alunos. 

 

2. Oriente os estudantes a escolherem um determinado local da cidade para fazer registros (de aproximadamente 20 segundos) em pelo menos 3 horários e/ou dias diferentes.

 

3. Os grupos devem organizar uma tabela-síntese registrando quais foram os sons predominantes percebidos nas gravações classificando-os a partir das categorias de geofonia, biofonia e antropofonia. Você pode orientar que os estudantes registrem estas observações em uma tabela. Sugestão:

 

 

Tempo 1

Tempo 2

Tempo 3

Geofonia



  

Biofonia



  

Antropofonia



  

 

Imersão

1. Promova a apreciação das gravações convidando cada grupo a compartilhar suas gravações e sua tabela síntese.

2. Incentive que os outros grupos possam contribuir com a percepção dos sons que aparecem nos registros.  




Impressão e desembarque

1. Projete as pinturas da Catedral de Rouen e peça para os estudantes traçarem paralelo entre a experiência que tiveram e as intenções de Monet com este trabalho. 

2. Convide os estudantes a imaginar a paisagem sonora presente em cada uma das telas desta sequência.

Outros destinos e possibilidades
Referências

LIVROS:

  • CLAVAL, Paul. As abordagens da Geografia Cultural. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. da C.; CORRÊA, R. L. (orgs.). Explorações geográficas: percursos no fim do século. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997
  •  
  • COSGROVE, Denis. A Geografia está em toda parte: cultura e simbolismo nas paisagens humanas. In: CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. (orgs.). Paisagem, tempo e cultura. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2004.

 

  • GASPAR, Jorge. O retorno da paisagem à Geografia: apontamentos místicos. Finisterra – Revista Portuguesa de Geografia, XXXVI, 72, p. 83-99, 2001

 

  • KRAUSE, B. A grande orquestra da natureza: descobrindo as origens da Música no mundo selvagem. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

  • SANTOS, Milton. Metamorfose do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. 5. Ed. São Paulo: Hucitec, 1997.
  •  
  • SCHAFER, R. M. O Ouvido pensante. São Paulo: UNESP, 1991.

  • SCHAFER, R. M.  A afinação do mundo. São Paulo: UNESP, 2001.

  • SPOLIN, V. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1979.

 

  • WISNIK, J. M. O Som e o sentido: Uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

 

FILMES/VÍDEOS:

  • Palestra de Bernie Krause no TED: “A voz do mundo natural” (link)

Vídeo: ”Paisagens sonoras com Tarsila” (link)

BNCC

COMPETÊNCIAS GERAIS (EDUCAÇÃO BÁSICA):

 

– Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

 

– Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

 

– Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS 

 

Linguagens e suas Tecnologias:

– Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.

 

– Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.

 

Ciências Humanas:

– Analisar o mundo social, cultural e digital e o meio técnico-científico-informacional com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, considerando suas variações de significado no tempo e no espaço, para intervir em situações do cotidiano e se posicionar diante de problemas do mundo contemporâneo.

 

– Comparar eventos ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e em espaços variados, e eventos ocorridos em tempos diferentes no mesmo espaço e em espaços variados

 

– Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica e diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação no desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal relacionado à localização, distância, direção, duração, simultaneidade, sucessão, ritmo e conexão.

 

Artes:

– Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

 

– Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.

 

Geografia:

– Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções (inclusive tecnológicas) para questões que requerem conhecimentos científicos da Geografia.

 

História:

– Analisar e compreender o movimento de populações e mercadorias no tempo e no espaço e seus significados históricos, levando em conta o respeito e a solidariedade com as diferentes populações.

 

HABILIDADES ESPECÍFICAS 

 

Artes:

(EF69AR21) 

(EF69AR23) 

 

Geografia:

(EF06GE01) 

 

História:

(EF06HI05)