Fazer registro sonoro de um determinado cenário em horários distintos e apreciar as gravações analisando as transformações sofridas pela paisagem sonora no decorrer do tempo. E refletir sobre as implicações destas mudanças percebidas na paisagem sonora de determinado local.
Tempo
Linguagens
EF - Anos finais
3 aulas de 50 Min.
● Computador conectado à internet e aparato para projeção em sala de aula (projetor com telão ou televisão/monitor em tamanho adequado).
● Aplicativo de gravação de som para smartphone.
● Programa de edição de áudio para montagem das gravações.
● Caixa de som para reprodução das gravações.
Organização do espaço: ver orientações específicas na descrição de cada etapa do trabalho.
1. Para se preparar para esta oficina, é importante que o professor assista ao vídeo que será o disparador da atividade. O vídeo está disponível no item 9 deste documento. Para a etapa de embarque é preciso preparar o espaço para a projeção deste vídeo
2. Faça a seguinte provocação: mentalize uma situação em que você está de olhos vendados e é colocado no pátio do colégio em três momentos diferentes para perceber a paisagem sonora. Quais as características de cada um destes momentos? Descreva-os brevemente destacando os elementos sonoros que estão presentes em cada um dos momentos.
3. Peça para que os estudantes compartilhem as suas respostas. Divida a lousa em três partes (representando cada um dos momentos) e anote palavras-chave a partir dos elementos centrais de suas respostas.
4. Apresente o contexto do vídeo que será assistido. Conte sobre a trajetória de Bernie Krause (ver mini bio abaixo) e o sobre o assunto principal da palestra que será assistida.
– Projete o vídeo destacando o trecho entre 4’11” e 7′.
– Converse com os estudantes sobre suas impressões a respeito da experiência narrada pelo Bernie Krause e estabeleçam conexões com o exercício realizado no início da aula.
Bernard L. Krause (nascido em 8 de dezembro de 1938) é um músico americano e ecologista de paisagens sonoras. Em 1968, ele fundou o Wild Sanctuary, uma organização dedicada à gravação e arquivamento de paisagens sonoras naturais.
Krause é escritor, bioacústico, palestrante e artista que usa sons naturais. Ele cunhou os termos geofonia, biofonia e antropofonia, sendo geofonia referente a todos sons naturais que não envolvam animais (som de rio, cachoeira, chuva, trovão, erupção vulcânica etc), biofonia referente a sons dos animais e antropofonia referente a sons humanos (sejam os produzidos pelo corpo humano, quanto os produzidos por criações humanas).
1. Organize os estudantes em grupos de 4 alunos.
2. Oriente os estudantes a escolherem um determinado local da cidade para fazer registros (de aproximadamente 20 segundos) em pelo menos 3 horários e/ou dias diferentes.
3. Os grupos devem organizar uma tabela-síntese registrando quais foram os sons predominantes percebidos nas gravações classificando-os a partir das categorias de geofonia, biofonia e antropofonia. Você pode orientar que os estudantes registrem estas observações em uma tabela. Sugestão:
Tempo 1 | Tempo 2 | Tempo 3 | |
Geofonia | |||
Biofonia | |||
Antropofonia |
1. Promova a apreciação das gravações convidando cada grupo a compartilhar suas gravações e sua tabela síntese.
2. Incentive que os outros grupos possam contribuir com a percepção dos sons que aparecem nos registros.
1. Projete as pinturas da Catedral de Rouen e peça para os estudantes traçarem paralelo entre a experiência que tiveram e as intenções de Monet com este trabalho.
2. Convide os estudantes a imaginar a paisagem sonora presente em cada uma das telas desta sequência.
LIVROS:
FILMES/VÍDEOS:
Vídeo: ”Paisagens sonoras com Tarsila” (link)
COMPETÊNCIAS GERAIS (EDUCAÇÃO BÁSICA):
– Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
– Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
– Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS
Linguagens e suas Tecnologias:
– Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.
– Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.
Ciências Humanas:
– Analisar o mundo social, cultural e digital e o meio técnico-científico-informacional com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, considerando suas variações de significado no tempo e no espaço, para intervir em situações do cotidiano e se posicionar diante de problemas do mundo contemporâneo.
– Comparar eventos ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e em espaços variados, e eventos ocorridos em tempos diferentes no mesmo espaço e em espaços variados
– Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica e diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação no desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal relacionado à localização, distância, direção, duração, simultaneidade, sucessão, ritmo e conexão.
Artes:
– Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.
– Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.
Geografia:
– Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções (inclusive tecnológicas) para questões que requerem conhecimentos científicos da Geografia.
História:
– Analisar e compreender o movimento de populações e mercadorias no tempo e no espaço e seus significados históricos, levando em conta o respeito e a solidariedade com as diferentes populações.
HABILIDADES ESPECÍFICAS
Artes:
(EF69AR21)
(EF69AR23)
Geografia:
(EF06GE01)
História:
(EF06HI05)