Fazer registro sonoro de um determinado cenário em horários distintos e apreciar as gravações analisando as transformações sofridas pela paisagem sonora no decorrer do tempo. E refletir sobre as implicações destas mudanças percebidas na paisagem sonora de determinado local.
Tempo
Linguagens
Ensino Médio
3 aulaS de 50 Min.
● Computador conectado à internet e aparato para projeção em sala de aula (projetor com telão ou televisão/monitor em tamanho adequado).
● Aplicativo de gravação de som para smartphone.
● Programa de edição de áudio para montagem das gravações.
● Caixa de som para reprodução das gravações.
Organização do espaço: ver orientações específicas na descrição de cada etapa do trabalho.
1. Faça a seguinte provocação: mentalize uma situação em que você está de olhos vendados e é colocado no pátio do colégio em três momentos diferentes para perceber a paisagem sonora. Quais as características de cada um destes momentos? Descreva-os brevemente destacando os elementos sonoros que estão presentes em cada um dos momentos.
2. Peça para que os estudantes compartilhem as suas respostas. Divida a lousa em três partes (representando cada um dos momentos) e anote palavras-chave a partir dos elementos centrais de suas respostas.
3. Apresente o contexto do vídeo que será assistido. Conte sobre a trajetória de Bernie Krause (ver mini bio abaixo) e o sobre o assunto principal da palestra que será assistida.
– Projete o vídeo destacando o trecho entre 4’11” e 7′.
– Converse com os estudantes sobre suas impressões a respeito da experiência narrada pelo Bernie Krause e estabeleçam conexões com o exercício realizado no início da aula.
Bernard L. Krause (nascido em 8 de dezembro de 1938) é um músico americano e ecologista de paisagens sonoras. Em 1968, ele fundou o Wild Sanctuary, uma organização dedicada à gravação e arquivamento de paisagens sonoras naturais.
Krause é escritor, bioacústico, palestrante e artista que usa sons naturais. Ele cunhou os termos geofonia, biofonia e antropofonia, sendo geofonia referente a todos sons naturais que não envolvam animais (som de rio, cachoeira, chuva, trovão, erupção vulcânica etc), biofonia referente a sons dos animais e antropofonia referente a sons humanos (sejam os produzidos pelo corpo humano, quanto os produzidos por criações humanas).
1. Organize os estudantes em grupos de 4 alunos.
2. Oriente os estudantes a escolherem um determinado local da cidade para fazer registros (de aproximadamente 20 segundos) em pelo menos 3 horários e/ou dias diferentes.
3. Os grupos devem organizar uma tabela-síntese registrando quais foram os sons predominantes percebidos nas gravações classificando-os a partir das categorias de geofonia, biofonia e antropofonia. Você pode orientar que os estudantes registrem estas observações em uma tabela. Sugestão:
Tempo 1 | Tempo 2 | Tempo 3 | |
Geofonia | |||
Biofonia | |||
Antropofonia |
1. Promova a apreciação das gravações convidando cada grupo a compartilhar suas gravações e sua tabela síntese.
2. Incentive que os outros grupos possam contribuir com a percepção dos sons que aparecem nos registros.
1. Projete as pinturas da Catedral de Rouen e peça para os estudantes traçarem paralelo entre a experiência que tiveram e as intenções de Monet com este trabalho.
2. Convide os estudantes a imaginar a paisagem sonora presente em cada uma das telas desta sequência.
● Edição/montagem de uma trilha com a sequência dos momentos gravados incluindo narração descrevendo os horários.
● Desenvolvimento de um projeto de inclusão ligado à percepção da paisagem por deficientes visuais.
LIVROS:
SCHAFER, R. M. O Ouvido pensante. São Paulo: UNESP, 1991.
SCHAFER, R. M. A afinação do mundo. São Paulo: UNESP, 2001.
FILMES/VÍDEOS:
Vídeo: ”Paisagens sonoras com Tarsila” (link)
COMPETÊNCIAS GERAIS (EDUCAÇÃO BÁSICA)
– Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
– Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
– Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS
Linguagens e suas tecnologias:
– Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo.
– Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global.
– Compreender os processos de produção e negociação de sentidos nas práticas corporais, reconhecendo-as e vivenciando-as como formas de expressão de valores e identidades, em uma perspectiva democrática e de respeito à diversidade.
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas:
– Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.
HABILIDADES ESPECÍFICAS
Linguagens e suas Tecnologias:
(EM13LGG101)
(EM13LGG201)
(EM13LGG301)
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas:
(EM13CHS101)
(EM13CHS103)
(EM13CHS106)