Dialogando com a temática da água, propõe-se aqui um olhar para o fenômeno das chuvas. Esta oficina pretende mobilizar as seguintes aprendizagens:
Refletir sobre a importância da chuva para o equilíbrio ambiental. Discutir como diferentes comunidades se relacionam com a chuva.
Calcular o volume de chuva em um determinado período de tempo. Construir um pluviômetro caseiro a partir de materiais recicláveis e/ou reutilizáveis.
Água
Linguagens
EF - Anos Iniciais
3 aulas de 50 Min.
● Uma garrafa pet (2 litros)
● Pedrinhas (brita) ou bolinhas de gude
● Régua 30 cm
● Estilete
● Fita Adesiva
● Água
● Corante
1. A água é o elemento talvez mais fundamental para se ter vida.Como dizia o filósofo grego Tales de Mileto “ Tudo é água”. Por isso, 71% da superfície terrestre é coberta por água. 5% da atmosfera também é de vapor de água e o corpo humano é composto por 70% de água. O pintor Claude Monet usava a como um espelho em que colhia reflexos de luz para sua pintura impressionista. Um dos processos do ciclo da água é a chuva que muitas vezes simboliza a revitalização da vida.
2. Para embarcarmos na oficina, vamos ouvir a canção “ Noé” do palavra cantada. (https://www.youtube.com/watch?v=_hhtAzbxBPk), que trata do mito do fim do mundo por um dilúvio.
3. Escutem coletivamente a canção, de preferência acompanhando a letra. Após esta sensibilização, em roda de conversa, o educador(a) pode estimular os estudantes a falar sobre a mensagem da canção. As questões a seguir podem funcionar como roteiro para esta conversa:
Após as discussões iniciais sobre a chuva e as relação dos estudantes com este fenômeno, proponha o seguinte desafio:
1. Se você tivesse de criar um instrumento para medir a quantidade de chuva em um determinado período de tempo, quais seriam suas propostas?
2. Deixe que os estudantes reflitam e elaborem ideias iniciais – ainda em forma de rascunho. Socialize as propostas dos estudantes buscando apontar as propostas que mais se aproximem do instrumento oficial de medição de chuva: o pluviômetro. Mostre uma imagem deste instrumento para que os estudantes possam visualizar.
3. Na sequência, oriente os estudantes a produzirem um pluviômetro caseiro a partir dos materiais já listados nesta tabela. Se desejar conhecer melhor as etapas de construção deste instrumento você pode acessar https://www.youtube.com/watch?v=XdVCuGnVDXc&t=266s.
Etapas para construção do pluviômetro:
1. Com seus pluviômetros prontos, os estudantes deverão escolher um local aberto, de preferência em áreas próximas às suas residências, para instalar o instrumento.
2. Peça para que acompanhem diariamente o nível da água de chuva em seu interior (se houver chovido). Depois de uma semana os estudantes devem conferir a quantidade de chuva acumulada e compartilhar com a turma.
1. Organize uma roda de conversa para refletir sobre a experiência vivida. Você pode lançar mão das seguintes questões:
– Algo mudou na sua forma de perceber a chuva no dia a dia?
– Como o pluviômetro construído pode contribuir com sua comunidade?
– Como podemos construir pluviômetros mais precisos?
– Como foi a experiência de observar e registrar as medidas de chuva diariamente? Quais as dificuldades?
Projetos que podem ser desenvolvidos a partir desta experiência:
LIVROS:
ARTIGOS:
https://super.abril.com.br/especiais/diluvio-a-verdade-por-tras-do-mais-universal-dos-mitos/
VÍDEOS:
COMPETÊNCIAS GERAIS (EDUCAÇÃO BÁSICA):
– Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS
Ciências Humanas:
– Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica e diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação no desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal relacionado a localização, distância, direção, duração, simultaneidade, sucessão, ritmo e conexão.
Geografia:
– Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções (inclusive tecnológicas) para questões que requerem conhecimentos científicos da Geografia.
Linguagens:
– Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.
Língua Portuguesa:
– Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.
HABILIDADES ESPECÍFICAS
Geografia:
(EF01GE05)
(EF01GE10)
Lingua Portuguesa:
(EF15LP02)
(EF15LP03)