OFICINA
Poemas sonoros
COMPARTILHE
Descrição

Construir pequenos roteiros ou discursos sonoros de 1 minuto de duração que contenham ao menos 3 sons diferentes e silêncio.

A atividade visa aguçar nos alunos a percepção do tempo, promover uma experiência de composição utilizando elementos simples e despertar o ouvido musical.




Tema

Tempo

Áreas de conhecimento

Linguagens

Nível

EF - Anos finais

Tempo para prática

2 aulas de 50 Min.

Material necessário

● Gravador (pode-se usar os aplicativos de gravação de celular);

● Objetos sonoros (que serão escolhidos pelos alunos; ver sugestões abaixo).

● Caixa de som do tipo Bluetooth, para apresentar as gravações à classe.

Roteiro passo a passo

Embarque

1. Promover uma sensibilização dos alunos com vídeos de Hermeto Pascoal tocando objetos (ver sugestões no item 9 – Referências).

2. A partir da apreciação das experiências de Hermeto, fazer uma lista na lousa de possíveis objetos sonoros.

3. Dividir a classe em grupos de 3 alunos.

4. Propor a realização de uma gravação de um breve discurso musical de um minuto (deixar bem clara a importância de respeitá-lo por conta da reflexão final).

 

5. O professor dá as seguintes instruções para os grupos:

– Cada integrante do grupo vai escolher um objeto sonoro para tocar na gravação. 

– Fazer improvisos experimentais.

– Após alguns improvisos, o grupo deve pensar em uma composição, um roteiro, usando os 3 sons e o silêncio (que deve aparecer não só no início e no final). 

– Fazer a gravação.

 

6. Para dar um exemplo de como os alunos devem trabalhar em casa, o professor escolhe 3 alunos e 3 objetos presentes na sala de aula (por exemplo: espiral de caderno friccionada por caneta, papel amassado, batida de mão na carteira, batida de pé no chão, sons de boca e do corpo etc. 

7. O professor pede que cada um faça uma breve experimentação com o objeto e propõe um roteiro simples para que eles executem. 

8. Em seguida realiza a gravação (usar aplicativo de celular) que poderá ser apreciada na sequência pela classe (usar caixinha Bluetooth).

Criação

1. Os grupos vão criar em casa as suas composições e trazê-las para a escola. Caso eles não tenham a possibilidade de levar o dispositivo (celular)à escola, dar aos alunos a opção de enviar a gravação por e-mail ou outra via.

 

2. Exemplos sonoros: molho de chaves, colher de pau, objetos grandes (como baldão ou máquina de lavar, para gerar sons graves), latas, potes plásticos, espiral do caderno friccionada por caneta, bexiga, garrafas, canos

Imersão

1. Na aula seguinte, os grupos vão apresentar as suas criações.

 

2. O professor vai direcionar a apreciação da classe, sugerindo que prestem atenção nos seguintes quesitos:

– A gravação tem duração de 1 minuto?

– Há 3 sons diferentes?

– Quais são os objetos usados? Consegue reconhecer?

– Há silêncio?

– Como a classe sentiu passar esse 1 minuto? (foi mais “rápido” ou mais “demorado”?)

 

3. Pedir para os alunos anotarem as respostas para que sejam compartilhadas depois.

Impressão e desembarque

1. Ao final das apresentações, os alunos devem compartilhar suas impressões sobre as gravações e as respostas aos quesitos apresentados.

 

2. O professor pode optar por fazer o compartilhamento das impressões após a apreciação de cada grupo ou, como sugerido acima, após a apreciação de todos. Como achar melhor.

Outros destinos e possibilidades

● O professor pode seguir a proposta sugerindo que cada grupo faça uma “partitura” de seu roteiro sonoro, usando um grafismo diferente para cada objeto sonoro (ARTES VISUAIS).

 

● Um outro projeto possível é fazer o processo produzindo vídeos em vez de gravações sonoras. Nesse caso os sons vão ter o papel de sonoplastia, o que gera uma relação completamente diferente.

Referências

LIVROS:

 

  • KRAUSE, B. A grande orquestra da natureza: descobrindo as origens da Música no mundo selvagem. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
  • SCHAFER, R. M. O Ouvido pensante. São Paulo: UNESP, 1991.
  • SCHAFER, R. M.  A afinação do mundo. São Paulo: UNESP, 2001.

WISNIK, J. M. O Som e o sentido: Uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

 

Vídeos com Hermeto Pascoal:

BNCC

COMPETÊNCIAS GERAIS (EDUCAÇÃO BÁSICA)

 

– Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

 

– Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

 

– Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.



COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

 

Linguagens e suas Tecnologias:

– Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.

 

– Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.

 

Artes:

– Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

 

– Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

 

– Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.

 

HABILIDADES ESPECÍFICAS (Artes/Música):

(EF69AR21)

(EF69AR22)

(EF69AR23) 



Compartilhe sua experiência no nosso fórum