Construir pequenos roteiros ou discursos sonoros de 1 minuto de duração que contenham ao menos 3 sons diferentes e silêncio.
A atividade visa aguçar nos alunos a percepção do tempo, promover uma experiência de composição utilizando elementos simples e despertar o ouvido musical.
Tempo
Linguagens
Ensino Médio
2 aulaa de 50 Min.
● Gravador (pode-se usar os aplicativos de gravação de celular).
● Objetos sonoros (que serão escolhidos pelos alunos; ver sugestões abaixo).
● Caixa de som do tipo Bluetooth, para apresentar as gravações à classe.
1. Promover uma sensibilização dos alunos com vídeos de Hermeto Pascoal tocando objetos (ver sugestões no item 9 – Referências).
2. A partir da apreciação das experiências de Hermeto, fazer uma lista na lousa de possíveis objetos sonoros.
3. Dividir a classe em grupos de 3 alunos.
4. Propor a realização de uma gravação de um breve discurso musical de um minuto (deixar bem clara a importância de respeitá-lo por conta da reflexão final).
5. O professor dá as seguintes instruções para os grupos:
– Cada integrante do grupo vai escolher um objeto sonoro para tocar na gravação.
– Fazer improvisos experimentais.
– Após alguns improvisos, o grupo deve pensar em uma composição, um roteiro, usando os 3 sons e o silêncio (que deve aparecer não só no início e no final).
– Fazer a gravação.
6. Para dar um exemplo de como os alunos devem trabalhar em casa, o professor escolhe 3 alunos e 3 objetos presentes na sala de aula (por exemplo: espiral de caderno friccionada por caneta, papel amassado, batida de mão na carteira, batida de pé no chão, sons de boca e do corpo etc.
7. O professor pede que cada um faça uma breve experimentação com o objeto e propõe um roteiro simples para que eles executem.
8. Em seguida realiza a gravação (usar aplicativo de celular) que poderá ser apreciada na sequência pela classe (usar caixinha Bluetooth).
1. Os grupos vão criar em casa as suas composições e trazê-las para a escola.
2. Caso eles não tenham a possibilidade de levar o dispositivo (celular)à escola, dar aos alunos a opção de enviar a gravação por e-mail ou outra via.
– Exemplos sonoros: molho de chaves, colher de pau, objetos grandes (como baldão ou máquina de lavar, para gerar sons graves), latas, potes plásticos, espiral do caderno friccionada por caneta, bexiga, garrafas, canos.
1. Na aula seguinte, os grupos vão apresentar as suas criações.
2. O professor vai direcionar a apreciação da classe, sugerindo que prestem atenção nos seguintes quesitos:
– A gravação tem duração de 1 minuto?
– Há 3 sons diferentes?
– Quais são os objetos usados? Consegue reconhecer?
– Há silêncio?
– Como a classe sentiu passar esse 1 minuto? (foi mais “rápido” ou mais “demorado”?)
3. Pedir para os alunos anotarem as respostas para que sejam compartilhadas depois.
1. Ao final das apresentações, os alunos devem compartilhar suas impressões sobre as gravações e as respostas aos quesitos apresentados.
2. O professor pode optar por fazer o compartilhamento das impressões após a apreciação de cada grupo ou, como sugerido acima, após a apreciação de todos. Como achar melhor.
● O professor pode seguir a proposta sugerindo que cada grupo faça uma “partitura” de seu roteiro sonoro, usando um grafismo diferente para cada objeto sonoro.
● Um outro projeto possível é fazer o processo produzindo vídeos em vez de gravações sonoras. Nesse caso os sons vão ter o papel de sonoplastia, o que gera uma relação completamente diferente.
LIVROS:
Vídeos com Hermeto Pascoal:
COMPETÊNCIAS GERAIS
– Garantir o protagonismo dos estudantes em sua aprendizagem e o desenvolvimento de suas capacidades de abstração, reflexão, interpretação, proposição e ação, essenciais à sua autonomia pessoal, profissional, intelectual e política.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS (Linguagens e suas tecnologias):
– Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo.
– Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global.
HABILIDADES ESPECÍFICAS (Linguagens e suas Tecnologias):
(EM13LGG101)
(EM13LGG201)
(EM13LGG301)