Reconhecer os elementos que constituem uma paisagem e investigar as sensações que elas causam. A partir da construção de um instrumento óptico, criar representações iluminadas e coletivas de diferentes paisagens.
Luz
Arte, Ciências da Natureza
EF - Anos Iniciais
3 aulas de 50 Min.
● Tubos de rolo de papel higiênico ou de papel toalhA
● Lanterna
● Cola ou elásticos
● Tesoura
● Papel celofane de várias cores
● Canetinha preta
1. Apresentar as duas figuras abaixo e abrir uma discussão sobre o que está sendo feito nelas e quem as está produzindo. A ideia é trazer à tona como as primeiras câmaras escuras eram utilizadas por artistas para produzir imagens das paisagens na qual se encontravam.
2. Perguntar para as crianças se elas conhecem algum instrumento capaz de projetar na parede os elementos de uma paisagem.
3. Convidar os estudantes para construir um Projetor de Paisagens.
1. A proposta é que os estudantes criem um Projetor de Paisagens. O Projetor de Paisagem nada mais é do que uma lanterna especial para brincar no escuro e inventar paisagens com elementos iluminados!
● Conversar com as crianças e perguntar para elas o que elas acham que deve fazer parte de uma paisagem (árvores, montanhas, animais, vegetação, flores, céu, nuvens, sol, lua, pessoas, mares, lagos, rios, oceanos, prédios, calçadas, casa, etc …)
●Identificar na lousa todos os elementos trazidos e pedir para que os estudantes escolham um destes elementos, que será representado no Projetor de Paisagem que cada um deles construirá.
2. Instruções para a construção do Projetor de Paisagens:
● O processo de construção é bem simples. Cada criança (ou grupo de crianças) deverá receber um tubo de rolo de papel higiênico, uma canetinha preta e um pequeno pedaço de papel celofane.
● O primeiro passo é colar o pequeno pedaço de papel celofane em qualquer uma das extremidades do rolo de papel higiênico.
● Em seguida, utilizando a canetinha preta, o estudante deve desenhar o elemento da paisagem escolhido na superfície do papel celofane colado no tubo, como mostra a figura abaixo.
3. Para colocar o Projeto em Funcionamento, basta pegar uma lanterna e iluminar a extremidade aberta do rolo de papel higiênico, apontando-o para uma parede, como mostra a figura abaixo.
1. Colocar os estudantes em roda e pedir para que compartilhem os Projetores que construíram e os elementos da paisagem que escolheram.
2. A partir desta primeira apresentação, convidar os estudantes para combinar elementos e construir diferentes paisagens.
3. Instigue os estudantes a pensarem em diferentes combinações e em paisagens que remetam a diferentes sentimentos e ambientes: lugares frios, quentes, alegres, tristes, claros, escuros, abertos, fechados, urbanos, rurais etc
4. A paisagem deve ser construída com vários estudantes projetando seus vários elementos para compor uma paisagem.
5. Pode-se utilizar as diferentes paisagens criadas pelos estudantes para criar e contar uma história.
6. Pode-se criar personagens e a linha narrativa para serem contados de maneira iluminada.
1. Após a construção da paisagem com os estudantes, sentá-los em roda novamente e começar uma conversa sobre o significado dos sentimentos atribuídos às paisagens.
2. Apresentar a figura abaixo e contextualizar o Projeto das Ninféias, fazendo um paralelo com a tarefa de construção de paisagens feita pelos estudantes.
● A atividade pretende promover uma reflexão sobre os elementos que constituem uma paisagem e as sensações que elas causam.
● É desafiador pois envolve habilidades manuais de construção de artefatos ópticos (Projeto e Paisagens) e entendimento de seu funcionamento.
https://www.musee-orangerie.fr/fr/collection/les-nympheas-de-claude-monet
COMPETÊNCIAS GERAIS
– Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS
Arte:
– Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.
Ciências da Natureza:
– Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.
Matemática:
– Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.
HABILIDADES ESPECÍFICAS
Arte:
(EF15AR02)
(EF15AR05)
(EF15AR06)
Ciências da Natureza
(EF05CI13)
(EF03CI02)
(EF01CI01)
(EF02CI01)
(EF02CI02)
Matemática :
(EF03MA19)
(EF01MA15)
(EF03MA17)