Propor uma técnica de pintura japonesa que utiliza água e tinta para imprimir no papel uma estampa única e original.
Água
Linguagens
EF - Anos finais
1 aula de 50 Min.
● Cartolinas brancas
● Tintas nanquim escolar de várias cores
● Pincéis redondos n° 0 ou 2
● Tampinhas de garrafa pet
● Bandejas plásticas ou recipientes retangulares grandes com altura mínima de 4 cm.
● O ideal é que a atividade seja realizada próxima a um banheiro ou a um tanque, para que a troca de água entre impressões aconteça mais facilmente.
● É recomendável forrar a mesa onde ficará a bandeja com jornais ou um pedaço de plástico.
● A atividade é individual, mas o uso da bandeja onde ocorre a pintura pode ser de uso coletivo.
● A cada troca de água para uma nova impressão, o descarte da água com tinta deverá ser feito em uma pia ou no tanque.
● No final do processo, as bandejas e os pincéis deverão ser lavados.
1. Convide os estudantes para apreciarem e investigarem nas duas obras de Monet os seguintes aspectos: Como as cores são impressas, se há ou não formas claras definindo paisagens e objetos e se manchas de cor podem gerar movimento.
1. Mostre aos estudantes os quadros abaixo:
2. Inicie a atividade com os seguintes questionamentos: Como as cores parecem ter sido impressas na pintura? Há ou não formas claras definindo paisagens e objetos? As manchas de cor podem gerar movimento?
3. Corte as cartolinas de acordo com o tamanho das bandejas ou recipientes que serão utilizados. O papel deverá ser menor do que o recipiente.
4. Forre a superfície onde ficarão os recipientes com jornal ou plástico. Coloque água até o nível de aproximadamente 1,0 cm.
5. Distribua as tintas nanquim em tampinhas de garrafas PET, deixando-as próximas ao recipiente.
6. Sugerimos que sejam escolhidas duas cores de tinta para obter um efeito mais colorido na estampa criada.
7. Utilize um pincel em cada mão e insira cada pincel em uma cor. Encoste suavemente a ponta de um dos pincéis na superfície da água no centro do recipiente, e vá alternando os pincéis. A tinta irá se espalhar a cada toque na água, criando anéis concêntricos.
Obs.: Caso queira utilizar apenas uma cor, um dos pincéis deve ser molhado em uma tampinha contendo água e detergente. Essa mistura servirá como uma tinta transparente. Realize a mesma técnica alternando os pincéis.
8. Quando a tinta dos pincéis estiver acabando, reabasteça. Esse processo criativo deverá ser feito até que os alunos e alunas estejam satisfeitos com a estampa.
9. Depois pegue o pedaço de cartolina cortado e encoste gentilmente na superfície da água. A estampa passará para o papel, o que levará alguns segundos.
10. Puxe a cartolina com os dedos (pela menor lateral do papel) para cima do recipiente, deixando escorrer o excesso de água.
11. Coloque para secar em uma mesa preparada para isso (forrada com papelão ou plástico).
12. Após a secagem poderá ser montada uma exposição para apreciação dos trabalhos criados.
13. Finalize a atividade retomando as questões trabalhadas no início para possíveis novas reflexões após a experiência vivenciada.
1. Conhecer uma antiga técnica de pintura, como ela se relaciona com as pinturas de Monet, poder expressar suas ideias acerca de cores e movimento antes e após a atividade realizada.
1. Na socialização dos trabalhos e das respostas obtidas antes e depois da experiência vivida.
Pode-se produzir cartões, etiquetas, capas de cadernos ou agendas, utilizando as impressões produzidas.
COMPETÊNCIAS GERAIS (EDUCAÇÃO BÁSICA):
– Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS (Artes):
– Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.
HABILIDADES ESPECÍFICAS (Artes):
(EF69AR04)
(EF69AR05)