OFICINA
Suminagashi – uma pintura sobre a água
COMPARTILHE
Descrição

Propor uma técnica de pintura japonesa que utiliza água e tinta para imprimir no papel uma estampa única e original.

Tema

Água

Áreas de conhecimento

Linguagens

Nível

EF - Anos finais

Tempo para prática

1 aula de 50 Min.

Material necessário

● Cartolinas brancas

● Tintas nanquim escolar de várias cores

● Pincéis redondos n° 0 ou 2

● Tampinhas de garrafa pet

● Bandejas plásticas ou recipientes retangulares grandes com altura mínima de 4 cm.

 

● O ideal é que a atividade seja realizada próxima a um banheiro ou a um tanque, para que a troca de água entre impressões aconteça mais facilmente.

● É recomendável forrar a mesa onde ficará a bandeja com jornais ou um pedaço de plástico.

● A atividade é individual, mas o uso da bandeja onde ocorre a pintura pode ser de uso coletivo.

● A cada troca de água para uma nova impressão, o descarte da água com tinta deverá ser feito em uma pia ou no tanque.

● No final do processo, as bandejas e os pincéis deverão ser lavados.

Roteiro passo a passo

Embarque

1. Convide os estudantes para apreciarem e investigarem nas duas obras de Monet os seguintes aspectos: Como as cores são impressas, se há ou não formas claras definindo paisagens e objetos e se manchas de cor podem gerar movimento.

Criação

1. Mostre aos estudantes os quadros abaixo:

 

Water Lilies (Nymphéas), 1907
Wisteria, Claude Monet, 1925

 

2. Inicie a atividade com os seguintes questionamentos: Como as cores parecem ter sido impressas na pintura? Há ou não formas claras definindo paisagens e objetos? As manchas de cor podem gerar movimento?

3. Corte as cartolinas de acordo com o tamanho das bandejas ou recipientes que serão utilizados. O papel deverá ser menor do que o recipiente.

4. Forre a superfície onde ficarão os recipientes com jornal ou plástico. Coloque água até o nível de aproximadamente 1,0 cm.

5. Distribua as tintas nanquim em tampinhas de garrafas PET, deixando-as próximas ao recipiente.

6. Sugerimos que sejam escolhidas duas cores de tinta para obter um efeito mais colorido na estampa criada.

 

7. Utilize um pincel em cada mão e insira cada pincel em uma cor. Encoste suavemente a ponta de um dos  pincéis na superfície da água no centro do recipiente, e vá alternando os pincéis. A tinta irá se espalhar a cada toque na água, criando anéis concêntricos.
Obs.: Caso queira utilizar apenas uma cor, um dos pincéis deve ser molhado em uma tampinha contendo água e detergente. Essa mistura servirá como uma tinta transparente. Realize a mesma técnica alternando os pincéis.

 

8. Quando a tinta dos pincéis estiver acabando, reabasteça. Esse processo criativo deverá ser feito até que os alunos e alunas estejam satisfeitos com a estampa.

9. Depois pegue o pedaço de cartolina cortado e encoste gentilmente na superfície da água. A estampa passará para o papel, o que levará alguns segundos.

10. Puxe a cartolina com os dedos (pela menor lateral do papel) para cima do recipiente, deixando escorrer o excesso de água.

11. Coloque para secar em uma mesa preparada para isso (forrada com papelão ou plástico).

12. Após a secagem poderá ser montada uma exposição para apreciação dos trabalhos criados.

13. Finalize a atividade retomando as questões trabalhadas no início para possíveis novas reflexões após a experiência vivenciada.

  1.  

Imersão

1. Conhecer uma antiga técnica de pintura, como ela se relaciona com as pinturas de Monet, poder expressar suas ideias acerca de cores e movimento antes e após a atividade realizada.

Impressão e desembarque

1. Na socialização dos trabalhos e das respostas obtidas antes e depois da experiência vivida.

Outros destinos e possibilidades

Pode-se produzir cartões, etiquetas, capas de cadernos ou agendas, utilizando as impressões produzidas.

BNCC

COMPETÊNCIAS GERAIS (EDUCAÇÃO BÁSICA):

 

– Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS (Artes):

 

– Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.

 

HABILIDADES ESPECÍFICAS (Artes):

(EF69AR04)
(EF69AR05)