Propor uma técnica de pintura japonesa que utiliza água e tinta para imprimir no papel uma estampa única e original.
Água
Linguagens
Ensino Médio
2 aulas de 50 Min.
● Cartolinas brancas
● Tintas nanquim escolar de várias cores
● Pincéis redondos n° 0 ou 2
● Tampinhas de garrafa pet
● Bandejas plásticas ou recipientes retangulares grandes com altura mínima de 4 cm.
● O ideal é que a atividade seja realizada próxima a um banheiro ou a um tanque, para que a troca de água entre impressões aconteça mais facilmente.
● É recomendável forrar a mesa onde ficará a bandeja com jornais ou um pedaço de plástico.
A atividade é individual, mas o uso da bandeja onde ocorre a pintura pode ser de uso coletivo.
● A cada troca de água para uma nova impressão, o descarte da água com tinta deverá ser feito em uma pia ou no tanque.
● No final do processo, as bandejas e os pincéis deverão ser lavados.
1. Convide os estudantes para apreciarem e investigarem nas duas obras de Monet os seguintes aspectos:
Como as cores são impressas, se há ou não formas claras definindo paisagens e objetos e se manchas de cor podem gerar movimento.
1. Mostre aos estudantes os quadros abaixo:
2. Inicie a atividade com os seguintes questionamentos: Como as cores parecem ter sido impressas na pintura? Há ou não formas claras definindo paisagens e objetos? As manchas de cor podem gerar movimento?
3. Corte as cartolinas de acordo com o tamanho das bandejas ou recipientes que serão utilizados. O papel deverá ser menor do que o recipiente.
4. Forre a superfície onde ficarão os recipientes com jornal ou plástico. Coloque água até o nível de aproximadamente 1,0 cm.
5. Distribua as tintas nanquim em tampinhas de garrafas PET, deixando-as próximas ao recipiente.
6. Sugerimos que sejam escolhidas duas cores de tinta para obter um efeito mais colorido na estampa criada.
7. Utilize um pincel em cada mão e insira cada pincel em uma cor.
8. Encoste suavemente a ponta de um dos pincéis na superfície da água no centro do recipiente, e vá alternando os pincéis. A tinta irá se espalhar a cada toque na água, criando anéis concêntricos.
9. Quando a tinta dos pincéis estiver acabando, reabasteça.
10. Esse processo criativo deverá ser feito até que os alunos e alunas estejam satisfeitos com a estampa.
11. Depois pegue o pedaço de cartolina cortado e encoste gentilmente na superfície da água. A estampa passará para o papel, o que levará alguns segundos.
12. Puxe a cartolina com os dedos (pela menor lateral do papel) para cima do recipiente, deixando escorrer o excesso de água.
13. Coloque para secar em uma mesa preparada para isso (forrada com papelão ou plástico).
14. Retome as questões trabalhadas no início para possíveis novas reflexões após a experiência vivenciada.
15. Proponha às alunas e alunos que criem poemas curtos ou haicais (forma de poesia japonesa surgida no séc. XVI, composta de três versos, com cinco, sete e cinco sílabas, que geralmente tem como tema a natureza ou as estações do ano) e os transcrevam sobre as impressões produzidas.
Obs.: Caso queira utilizar apenas uma cor, um dos pincéis deve ser molhado em uma tampinha contendo água e detergente. Essa mistura servirá como uma tinta transparente.
Obs.: para saber mais sobre haicais consulte as referências.
16. Realize a mesma técnica alternando os pincéis.
17. Realize uma exposição para apreciação dos trabalhos criados.
1. Conhecer uma antigas técnicas de pintura e poesia japonesas, como essa pintura se relaciona com as pinturas de Monet
2. Poder expressar suas ideias acerca de cores e movimento antes e após a atividade realizada.
1. Na exposição dos trabalhos e das respostas obtidas antes e depois da experiência vivida.
● Pode-se mergulhar no universo da poesia, conhecendo outras formas de fazê-la e produzindo novos trabalhos.
● Pode-se utilizar a técnica suminagashi para produzir novas impressões e usá-las como capas dos cadernos de poesia.
Ténica suminagashi: Suminagashi Marble Paper Technique – Using Calligraphy Ink
Haicai: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/view/1103/pdf
http://dopropriobolso.com.br/index.php/literatura-4875/1871-haicais-os-sons-de-um-outro-silencio
https://brasilescola.uol.com.br/literatura/haicai-um-poema-origem-japonesa.htm
http://revista5.arquitetonica.com/index.php/poesia/doze-poemas-de-matsuo-basho
COMPETÊNCIAS GERAIS (EDUCAÇÃO BÁSICA):
– Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS (Linguagens e suas Tecnologias):
– Apreciar esteticamente as mais diversas produções artísticas e culturais, considerando suas características locais, regionais e globais, e mobilizar seus conhecimentos sobre as linguagens artísticas para dar significado e (re)construir produções autorais individuais e coletivas, exercendo protagonismo de maneira crítica e criativa, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.
HABILIDADES ESPECÍFICAS (Linguagens e suas Tecnologias):
(EM13LGG301)
(EM13LGG602)
(EM13LGG603)