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Suminagashi – uma pintura sobre a água
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Descrição

Propor uma técnica de pintura japonesa que utiliza água e tinta para imprimir no papel uma estampa única e original.

Tema

Água

Áreas de conhecimento

Linguagens

Nível

Ensino Médio

Tempo para prática

2 aulas de 50 Min.

Material necessário

● Cartolinas brancas

● Tintas nanquim escolar de várias cores

● Pincéis redondos n° 0 ou 2

● Tampinhas de garrafa pet

● Bandejas plásticas ou recipientes retangulares grandes com altura mínima de 4 cm.

 

● O ideal é que a atividade seja realizada próxima a um banheiro ou a um tanque, para que a troca de água entre impressões aconteça mais facilmente.

● É recomendável forrar a mesa onde ficará a bandeja com jornais ou um pedaço de plástico.

A atividade é individual, mas o uso da bandeja onde ocorre a pintura pode ser de uso coletivo.

● A cada troca de água para uma nova impressão, o descarte da água com tinta deverá ser feito em uma pia ou no tanque.

● No final do processo, as bandejas e os pincéis deverão ser lavados.

Roteiro passo a passo

Embarque

1. Convide os estudantes para apreciarem e investigarem nas duas obras de Monet os seguintes aspectos:

Como as cores são impressas, se há ou não formas claras definindo paisagens e objetos e se manchas de cor podem gerar movimento.

Criação

1. Mostre aos estudantes os quadros abaixo:

 

Water Lilies (Nymphéas), 1907
Wisteria, Claude Monet, 1925

 

2. Inicie a atividade com os seguintes questionamentos: Como as cores parecem ter sido impressas na pintura? Há ou não formas claras definindo paisagens e objetos? As manchas de cor podem gerar movimento?

3. Corte as cartolinas de acordo com o tamanho das bandejas ou recipientes que serão utilizados. O papel deverá ser menor do que o recipiente.

4. Forre a superfície onde ficarão os recipientes com jornal ou plástico. Coloque água até o nível de aproximadamente 1,0 cm.

5. Distribua as tintas nanquim em tampinhas de garrafas PET, deixando-as próximas ao recipiente.

6. Sugerimos que sejam escolhidas duas cores de tinta para obter um efeito mais colorido na estampa criada.

7. Utilize um pincel em cada mão e insira cada pincel em uma cor.

8. Encoste suavemente a ponta de um dos  pincéis na superfície da água no centro do recipiente, e vá alternando os pincéis. A tinta irá se espalhar a cada toque na água, criando anéis concêntricos.

9. Quando a tinta dos pincéis estiver acabando, reabasteça.

10. Esse processo criativo deverá ser feito até que os alunos e alunas estejam satisfeitos com a estampa.

11. Depois pegue o pedaço de cartolina cortado e encoste gentilmente na superfície da água. A estampa passará para o papel, o que levará alguns segundos.

12. Puxe a cartolina com os dedos (pela menor lateral do papel) para cima do recipiente, deixando escorrer o excesso de água.

13. Coloque para secar em uma mesa preparada para isso (forrada com papelão ou plástico).

14. Retome as questões trabalhadas no início para possíveis novas reflexões após a experiência vivenciada.

 

15. Proponha às alunas e alunos que criem poemas curtos ou haicais (forma de poesia japonesa surgida no séc. XVI, composta de três versos, com cinco, sete e cinco sílabas, que geralmente tem como tema a natureza ou as estações do ano) e os transcrevam sobre as impressões produzidas.

Obs.: Caso queira utilizar apenas uma cor, um dos pincéis deve ser molhado em uma tampinha contendo água e detergente. Essa mistura servirá como uma tinta transparente. 
Obs.: para saber mais sobre haicais consulte as referências.

 

16. Realize a mesma técnica alternando os pincéis.

17. Realize uma exposição para apreciação dos trabalhos criados.

  1.  

Imersão

1. Conhecer uma antigas técnicas de pintura e poesia japonesas, como essa pintura se relaciona com as pinturas de Monet

2. Poder expressar suas ideias acerca de cores e movimento antes e após a atividade realizada.

Impressão e desembarque

1. Na exposição dos trabalhos e das respostas obtidas antes e depois da experiência vivida.

Outros destinos e possibilidades

● Pode-se mergulhar no universo da poesia, conhecendo outras formas de fazê-la e produzindo novos trabalhos.

● Pode-se utilizar a técnica suminagashi para produzir novas impressões e usá-las como capas dos cadernos de poesia.

BNCC

COMPETÊNCIAS GERAIS (EDUCAÇÃO BÁSICA):

 

– Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.


COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS
(Linguagens e suas Tecnologias):

 

– Apreciar  esteticamente  as  mais  diversas  produções  artísticas  e  culturais,  considerando  suas características  locais,  regionais  e  globais,  e  mobilizar  seus  conhecimentos  sobre  as  linguagens artísticas para dar significado e (re)construir produções autorais individuais e coletivas, exercendo protagonismo de maneira crítica e criativa, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.

 

HABILIDADES ESPECÍFICAS (Linguagens e suas Tecnologias):

(EM13LGG301) 
(EM13LGG602)
(EM13LGG603)